TRF4 |

Via Legal mostra o caso de estudante de biologia que deve participar de aulas práticas com animais

05/09/2007 - 16h52
Atualizada em 05/09/2007 - 16h52
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O Via Legal desta semana mostra que no Rio Grande do Sul um estudante de biologia foi à Justiça para não ter aulas que utilizassem animais como cobaias. O programa acompanhou o caso e conta porque o Tribunal Regional Federal da 4ª Região manteve o direito da universidade de realizar as experiências.

O programa esteve na fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia, e mostra o combate ao tráfico internacional de drogas. E mostra também o medo e a esperança da população que aposta na chegada da Justiça Federal para mudar esta realidade.

O Via Legal foi ao interior de São Paulo, onde cerca de 600 famílias estão a um passo de realizar o sonho de ter a própria terra. Uma decisão judicial garantiu ao Incra o direito de usar uma fazenda de 1,8 mil hectares para a reforma agrária.

Direto do Rio Grande do Norte, o programa explica os motivos de uma disputa judicial entre comerciantes e o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT). A presença de vendedores às margens da BR 406 já dura 30 anos e é uma ameaça constante a motoristas e pedestres.

O Via Legal também denuncia o desperdício de milhões de reais pelo governo brasileiro. Remédios que deveriam atender a população carente vão para o lixo por irregularidades administrativas. Enquanto isso, muita gente precisa recorrer à Justiça para assegurar seu direito à saúde.

O Via Legal que, nesta semana estréia uma nova apresentadora, ainda traz o significado do termo jurídico "caducar".

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 20h30 (inédito)
Sábado - 10h30 / Segunda-feira - 14h30 (reprises)
Nas TVs Cultura/SP e Paraná Educativa
Sábado - 8h
Na TVE Brasil e na TVE/RS
Sábado - 8h30