TRF4 |

Via Legal destaca financiamento para pequenos agricultores

31/10/2007 - 13h03
Atualizada em 31/10/2007 - 13h03
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O Via Legal desta semana revela, na reportagem da Região Sul, a importância do financiamento para pequenos agricultores. O dinheiro liberado pelo governo pode significar a diferença entre o sucesso e o abandono das atividades no campo. A reportagem mostra as conseqüências de um pedido de crédito negado pelo Banco do Brasil.

O programa traz a discussão sobre como anda a sociedade brasileira quando o assunto é respeito às diferenças. Nos últimos anos, o país avançou no reconhecimento de direitos dos homossexuais. Mas quem constrói a vida ao lado de alguém do mesmo sexo ainda enfrenta dificuldades. De Pernambuco, o Via Legal mostra a luta de uma dona de casa que precisou recorrer à Justiça para fazer valer a vontade da companheira falecida e receber pensão do INSS. 

O Via Legal confirma que a distância entre os direitos previstos em lei e a prática também é realidade para pessoas com necessidades especiais. No Rio de Janeiro, um aposentado foi barrado na agência bancária onde tem conta há mais de cinqüenta anos. O motivo? A cadeira de rodas não passava pela porta giratória. Em nome da própria dignidade ele levou o caso de discriminação aos tribunais.

Das festas de luxo na capital da República para uma cela na penitenciária feminina do Distrito Federal. O programa apresenta a história de Wilma Magalhães. A mulher de origem simples, que ganhou fama como apresentadora de TV e chegou a ser conhecida como a mais perfeita tradução do termo emergente, hoje cumpre pena por lavagem de dinheiro.

A recuperação da Mata Atlântica, um dos ecossistemas mais castigados pela ação do homem, é um dos atuais desafios brasileiros. Hoje, restam apenas 8% da reserva. A Justiça Federal encara o desafio de equilibrar crescimento econômico e a preservação dessa riqueza. O programa esteve em Caraguatatuba, interior de São Paulo.

O quadro Aprender Direito apresenta o significado da palavra "aceptilação".

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 20h30 (inédito)
Sábado - 10h30 / Segunda-feira - 14h30 (reprises)
Nas TVs Cultura/SP e Paraná Educativa
Sábado - 8h
Na TVE Brasil e na TVE/RS
Sábado - 8h30