TRF4 |

Via Legal conta a história de irmãs que fraudaram o vestibular

14/11/2007 - 17h00
Atualizada em 14/11/2007 - 17h00
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

O Via Legal desta semana, na matéria da Região Sul, revela a história de duas irmãs que criaram um esquema digno de filme para fraudar o vestibular. Mas, o que parecia um crime perfeito foi descoberto e provou que as conseqüências para quem cola podem ser bem mais graves do que a simples reprovação.

Paixão, dinheiro e crime no esporte mais popular do Brasil. O programa mostra que, cada vez mais, as suspeitas de irregularidades se transformam em escândalos no futebol. De São Paulo, o Via Legal explica o funcionamento da fraude milionária na administração de um dos maiores times do país, o Corinthians.

Direto de Pernambuco, o programa traz mais uma denúncia de corrupção envolvendo quem deveria proteger o consumidor. Um agente da Polícia Federal foi acusado de receber propina de empresas que exploram a segurança privada. Os pagamentos variavam entre R$ 300,00 e R$ 600,00 e eram feitos no pátio da superintendência da instituição.

Em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, o desafio é conciliar preservação do patrimônio público e desenvolvimento urbano. O Via Legal esteve na cidade para entender o problema causado pelas obras no centro histórico. 

Quem sofre com uma doença rara conhece bem as dificuldades para garantir o tratamento adequado. O mais grave é que recorrer ao sistema público de saúde nem sempre dá resultados. O programa mostra o drama de duas crianças que precisaram da Justiça para conseguir medicamentos de alto custo.

No quadro Aprender Direito a palavra é "emolumentos".

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 20h30 (inédito)
Sábado - 10h30 / Segunda-feira - 14h30 (reprises)
Nas TVs Cultura/SP e Paraná Educativa
Sábado - 8h
Na TVE Brasil e na TVE/RS
Sábado - 8h30