TRF4 |

Uso de câmeras em rodovia é destaque do Via Legal desta semana

21/11/2007 - 17h07
Atualizada em 21/11/2007 - 17h07
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Você já parou para pensar no que é feito com as imagens captadas pelas câmeras de vídeo que hoje estão por toda parte? A matéria da Região Sul do Via Legal desta semana discute o tema, mostrando que todo o movimento da principal rodovia de acesso ao litoral gaúcho é monitorado pelos equipamentos de segurança. O programa explica porque, neste caso, o assunto foi parar na Justiça Federal.

O Via Legal também traz a história de uma mulher que aos 102 anos foi à Justiça em busca do direito de receber pensão do INSS. O programa esteve no interior de São Paulo para conhecer o exemplo de quem acredita que sempre é tempo para exigir cidadania. 

Em meio à crise área, uma boa notícia para os passageiros: remarcar passagens está mais fácil e mais barato. O Via Legal explica a decisão judicial que limitou a multa cobrada pelas companhias. O valor, que antes da sentença chegava a 80% da tarifa, agora varia entre 5% e 10%.

Em outra reportagem, o programa mostra porque aposentados e pensionistas são o alvo preferido de financeiras e bancos que exploram os chamados empréstimos consignados. O Via Legal alerta para os riscos que o negócio pode representar. Os indícios de irregularidades são tantos que o governo federal suspendeu a liberação de novos financiamentos.

O programa esteve em Niterói (RJ) para ver de perto o trabalho de uma associação comunitária que atua na preservação do meio ambiente. A reportagem explica quais os critérios que devem ser observados na hora de plantar uma árvore e porque, em algumas situações, em vez de ajudar, a pessoa pode prejudicar a natureza.

"Contumácia" é a palavra explicada no quadro Aprender Direito.

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 20h30 (inédito)
Sábado - 10h30 / Segunda-feira - 14h30 (reprises)
Nas TVs Cultura/SP e Paraná Educativa
Sábado - 8h
Na TVE Brasil e na TVE/RS
Sábado - 8h30