TRF4 |

Via Legal mostra a luta de uma família para garantir pensão por morte do filho

28/11/2007 - 16h06
Atualizada em 28/11/2007 - 16h06
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

O Via Legal desta semana mostra, na matéria da Região Sul, o drama de uma família que, além da dor de perder o único filho, precisou enfrentar uma luta na Justiça para assegurar o próprio sustento. O programa explica como eles conseguiram garantir um direito previsto em lei, mas difícil de ser provado.

O programa mostra que a cada dia é maior o número de artistas que têm na Internet uma importante aliada. Mas quem conta com essa ferramenta para fazer publicidade tem motivos para se preocupar. É que o Ecad quer cobrar pela veiculação de músicas até em sites pessoais.

De Pernambuco, o Via Legal apresenta o caso de um cidadão que foi tratado como estelionatário e precisou ir aos tribunais para ser recompensado. A indenização para o trabalhador, vítima de um golpe, veio com uma decisão da Justiça Federal.

Em outra reportagem, o programa acompanhou a luta de um casal de empresários do Rio de Janeiro para renegociar uma dívida bancária. Depois de roubo à sede da empresa, só restaram as dívidas do financiamento feito para comprar equipamentos. A saída para o que parecia um problema sem solução veio com uma medida simples: a conciliação. 

A equipe do programa esteve na Bahia para mostrar a vitória de um grupo de produtores de cacau que, no passado, foram obrigados a destruir as próprias lavouras. O Via Legal conta como a Justiça Federal está ajudando aqueles que, sem condições de trabalhar, acabaram com uma dívida milionária.

"Barataria" é a palavra explicada no quadro Aprender Direito.

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 20h30 (inédito)
Sábado - 10h30 / Segunda-feira - 14h30 (reprises)
Nas TVs Cultura/SP e Paraná Educativa
Sábado - 8h
Na TVE Brasil e na TVE/RS
Sábado - 8h30