TRF4 |

Via Legal mostra a história do seqüestro de um avião

12/12/2007 - 17h02
Atualizada em 12/12/2007 - 17h02
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

O Via Legal desta semana mostra, na matéria da Região Sul, o trauma de quem viveu o terror do seqüestro de um avião, ocorrido em 2000 no Paraná. Os tripulantes de uma aeronave da Vasp que ficaram sob a mira de armas conseguiram provar os prejuízos psicológicos. Quem vai pagar a indenização é a Infraero que, segundo a Justiça, deveria ter impedido o embarque dos criminosos.

O programa traz a história de coragem do frentista Denílson Nogueira, que mora em uma pequena cidade do interior de Goiás e luta para conquistar o sonho de ser médico. O Via Legal apresenta o caminho percorrido pelo universitário que enfrentou o governo na Justiça para assegurar o financiamento estudantil e se manter na faculdade.

O Via Legal também mostra um impasse que envolve comerciantes, prefeitura e ambientalistas. Em São Francisco de Itabapoana, no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro, o desafio é garantir conforto para os turistas e ao mesmo tempo evitar prejuízos para o meio ambiente.
 
O programa explica como é a rotina dos tradutores que têm papel fundamental para quem enfrenta problemas longe de casa. Em São Paulo, o que não falta é trabalho para os profissionais, responsáveis pela comunicação entre juízes, promotores e acusados estrangeiros.

Direto de Sergipe, o Via Legal revela a dura rotina de quem tira o sustento dos manguezais. Por ordem da Justiça Federal, os catadores de caranguejo voltam a ter direito ao seguro defeso, referente ao período em que eles ficam proibidos de trabalhar. A decisão foi comemorada pelos moradores da comunidade do Robalo que fica na periferia de Aracaju. 

"Ab-rogação" é a palavra explicada no quadro Aprender Direito.

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 20h30 (inédito)
Sábado - 10h30 / Segunda-feira - 14h30 (reprises)
Nas TVs Cultura/SP e Paraná Educativa
Sábado - 8h
Na TVE Brasil e na TVE/RS
Sábado - 8h30