TRF4 |

Polêmica sobre exame da OAB é destaque no Via Legal

19/12/2007 - 13h43
Atualizada em 19/12/2007 - 13h43
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

Uma prova e muita polêmica. O exame da Ordem dos Advogados do Brasil é um dos destaques do Via Legal desta semana. Temida por bacharéis de todo o país, a avaliação é condição para que o recém-formado possa advogar. O programa explica as denúncias de irregularidades registradas em Brasília que abalaram a credibilidade do processo.

O Via Legal também conta, direto do Rio Grande do Sul, o que pensam os líderes do movimento que pede o fim do exame da ordem. Profissionais que, mesmo formados, não conseguem entrar no mercado de trabalho, questionam na Justiça a legalidade da avaliação, uma exigência imposta apenas a quem pretende ser advogado.

A vida como pagamento de um crime. Este é o princípio da pena de morte, que já foi regra no Brasil. Mas esta realidade mudou a partir de uma dúvida sobre a culpa de um fazendeiro condenado à forca. O programa esteve no interior do Estado do Rio de Janeiro para contar a história da fera de Macabu, o homem que levou à extinção desse tipo de pena no país.

Um dinheiro que deveria ser sinônimo de segurança e tranqüilidade mas que, muitas vezes, é motivo de dor de cabeça para o trabalhador. Não são raros os casos de fraude no recolhimento e administração do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS. Do Rio Grande do Norte, o Via Legal mostra um exemplo e lembra que o perigo pode estar no próprio banco, ou seja, justamente em quem o cliente mais deveria confiar.

Lazer, educação e cidadania em um só lugar. As viradas culturais são eventos que, cada vez mais, preenchem os calendários das grandes cidades. Em São Paulo, o programa acompanhou uma destas festas comunitárias, que teve a participação da Justiça Federal.

O quadro Aprender Direito explica o significa o termo"pignoratício".

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 20h30 (inédito)
Sábado - 10h30 / Segunda-feira - 14h30 (reprises)
Nas TVs Cultura/SP e Paraná Educativa
Sábado - 8h
Na TVE Brasil e na TVE/RS
Sábado - 8h30