TRF4 |

Via Legal mostra um exemplo de cidadania no RS

06/02/2008 - 15h34
Atualizada em 06/02/2008 - 15h34
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O Via Legal desta semana mostra um exemplo de cidadania que vem da cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. O dinheiro de multas aplicadas pelo Judiciário se transforma na esperança de um futuro melhor para crianças de comunidades carentes. Os recursos financiam a compra de instrumentos musicais e uma parceira com policiais militares assegura a realização das aulas na periferia do município.

O programa também mostra o combate aos abusos cometidos pela imprensa. Nas coberturas policias, por exemplo, são comuns os casos em que o direito de informar se confunde com desrespeito à privacidade das pessoas. A reportagem revela o caminho trilhado pela Justiça para adequar um programa  exibido por uma emissora de TV em Sergipe.

Quem tem deficiências físicas sabe que muitas vezes buscar os tribunais é a única forma de assegurar direitos simples como o de trabalhar. O programa traz a luta de um brasileiro que, apesar de aprovado, foi impedido de assumir a vaga conquistada em concurso público. A reportagem também mostra como funciona a preparação de cães-guia,  animais que podem garantir mais independência ao deficiente visual. 

Em casos de crimes contra o meio ambiente, além de garantir a recuperação do dano, a punição aos responsáveis deve servir de exemplo para que outros não cometam o mesmo erro. A reportagem do Rio de Janeiro explica como foi solucionado o problema de um vazamento na tubulação da companhia de água e esgoto que poluiu uma das mais bonitas praias da capital fluminense.

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 20h30 (inédito)
Sábado - 10h30 / Segunda-feira - 14h30 (reprises)
Nas TVs Cultura/SP e Paraná Educativa
Sábado - 8h
Na TVE Brasil e na TVE/RS
Sábado - 8h30