Via Legal mostra um exemplo de cidadania no RS
Atualizada em 06/02/2008 - 15h34
O Via Legal desta semana mostra um exemplo de cidadania que vem da cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. O dinheiro de multas aplicadas pelo Judiciário se transforma na esperança de um futuro melhor para crianças de comunidades carentes. Os recursos financiam a compra de instrumentos musicais e uma parceira com policiais militares assegura a realização das aulas na periferia do município.
O programa também mostra o combate aos abusos cometidos pela imprensa. Nas coberturas policias, por exemplo, são comuns os casos em que o direito de informar se confunde com desrespeito à privacidade das pessoas. A reportagem revela o caminho trilhado pela Justiça para adequar um programa exibido por uma emissora de TV em Sergipe.
Quem tem deficiências físicas sabe que muitas vezes buscar os tribunais é a única forma de assegurar direitos simples como o de trabalhar. O programa traz a luta de um brasileiro que, apesar de aprovado, foi impedido de assumir a vaga conquistada em concurso público. A reportagem também mostra como funciona a preparação de cães-guia, animais que podem garantir mais independência ao deficiente visual.
Em casos de crimes contra o meio ambiente, além de garantir a recuperação do dano, a punição aos responsáveis deve servir de exemplo para que outros não cometam o mesmo erro. A reportagem do Rio de Janeiro explica como foi solucionado o problema de um vazamento na tubulação da companhia de água e esgoto que poluiu uma das mais bonitas praias da capital fluminense.
Fonte: Cpjus/CJF
Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:
Na TV Justiça
Quarta-feira - 20h30 (inédito)
Sábado - 10h30 / Segunda-feira - 14h30 (reprises)
Nas TVs Cultura/SP e Paraná Educativa
Sábado - 8h
Na TVE Brasil e na TVE/RS
Sábado - 8h30
notícias relacionadas
notícias recentes
-
TRF4TRF4 | Pacificação socialProjeto de formação de multiplicadores e multiplicadoras da Paz lança carta coletiva04/07/2025 - 16:21
-
JFRSJFRS | ECAHomem é condenado por armazenar, compartilhar e expor para venda material com pornografia infantojuvenil04/07/2025 - 15:35
-
JFSCJFSC | SolenidadeNova Direção do Foro da JFSC toma posse segunda-feira (7/7)04/07/2025 - 12:44