TRF4 |

Via Legal desta semana fala sobre o dinheiro perdido para a corrupção

21/02/2008 - 13h25
Atualizada em 21/02/2008 - 13h25
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

Uma estatística no mínimo preocupante. De acordo com a estimativa do próprio governo, só é possível resgatar metade do dinheiro desviado dos cofres públicos pela corrupção. É que o prazo para condenação dos culpados gira em torno de sete anos - tempo suficiente para bens desaparecerem. Este é um dos destaques do programa Via Legal desta semana. Direto de Porto Alegre, o programa mostra o que está sendo feito para mudar essa realidade.

Além da corrupção, a negligência está entre os problemas que podem levar políticos ao banco dos réus. No Rio Grande do Norte, a Justiça Federal está de olho em um prefeito que estaria demorando para cumprir uma determinação clara. O Via Legal esteve em Natal para contar a história do lixão da cidade.

Outra reportagem mostra um projeto que está assustando os moradores de Mairiporã, no interior de São Paulo. Para driblar o pedágio que deve ser instalado na Fernão Dias, caminhoneiros apostam nas ruas da cidade. Além de dificultar o trânsito, a manobra pode ser uma  ameaça ao meio ambiente. O programa explica como a comunidade pretende evitar o problema.

A edição desta semana destaca também uma iniciativa simples, mas capaz de ajudar milhões de pessoas. Quem mora em lugares distantes das grandes cidades já pode entrar na Justiça através das agências dos Correios. O Via Legal mostra como usar essa ferramenta que pode significar a diferença entre abrir mão de um direito e assegurar a cidadania.

A publicidade é um mercado milionário e ter uma boa marca pode significar o sucesso do produto. Do Rio de Janeiro, o programa apresenta os motivos da disputa pelo uso de uma expressão familiar para um grupo de brasileiros que ainda luta contra o preconceito.

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 20h30 (inédito)
Sábado - 10h30 / Segunda-feira - 14h30 (reprises)
Nas TVs Cultura/SP e Paraná Educativa
Sábado - 8h
Na TVE Brasil e na TVE/RS
Sábado - 8h30