TRF4 |

Via Legal conta a história de uma jovem contaminada pelo HIV em hospital

27/02/2008 - 15h04
Atualizada em 27/02/2008 - 15h04
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O Via Legal desta semana traz direto de Porto Alegre o drama de uma mulher que na busca pela cura de uma doença, contraiu outra ainda mais grave. A paciente precisou recorrer à Justiça para provar que não era portadora do vírus HIV quando procurou o hospital.

E o assunto saúde também é o destaque de outra reportagem do programa. Ela explica que todos os dias erros graves mutilam ou até tiram a vida de quem procura atendimento médico no Brasil. O programa apresenta dois exemplos de pessoas que esperavam alcançar saúde e beleza, mas só encontraram dor e decepção.

De São Paulo, a prova de que é possível vencer a luta por saúde e qualidade de vida. O Via Legal explica como o entendimento da Justiça Federal foi decisivo para uma cidadã que passou anos em guerra com a balança. O direito de usar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço da irmã para pagar a cirurgia de redução de estômago mudou a vida da  mulher que já nem conseguia trabalhar.   

O programa esteve no Rio Grande do Norte para entender porque uma medida adotada para dar mais segurança à população foi questionada nos tribunais. A obra na BR 101, uma das mais movimentadas do país, reduziu o número de acidentes, mas irritou uma multinacional que tem uma loja próximo à pista.

Uma lição de cidadania e solidariedade. O Via Legal mostra a iniciativa capaz de renovar a esperança de quem vive atrás das grades. É a Campanha Nacional de Doação de Livros para Presídios, uma parceria entre o Conselho da Justiça Federal e a Comissão Nacional de Direitos Humanos. O programa traz histórias de personagens que, mesmo esquecidos pela sociedade, tiveram a vida transformada pela leitura.

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 20h30 (inédito)
Sábado - 10h30 / Segunda-feira - 14h30 (reprises)
Nas TVs Cultura/SP e Paraná Educativa
Sábado - 8h
Na TVE Brasil e na TVE/RS
Sábado - 8h30