TRF4 |

Via Legal mostra a falta de tratamento de esgoto no Brasil

11/03/2008 - 17h51
Atualizada em 11/03/2008 - 17h51
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

Na edição desta semana, o programa Via Legal mostra que mais da metade de todo esgoto produzido no Brasil vai direto para natureza sem nenhum tratamento. Essa poluição ameaça a saúde das pessoas e o equilíbrio do meio ambiente. O programa esteve no litoral do Rio Grande do Sul onde a Justiça  Federal determinou que a União ajude a pagar os custos da instalação de estações de tratamento em três praias do estado.

O programa também mostra o fim do pesadelo de quem passou décadas pagando prestações e mesmo assim não conseguiu os documentos do imóvel. O Via Legal explica a decisão da Justiça Federal que assegura o direito à escritura a moradores de quatro conjuntos habitacionais em Pernambuco.

Localizar uma pessoa seqüestrada ou desmontar um esquema de corrupção muitas vezes depende de informações dos próprios envolvidos no crime. A delação premiada prevê benefícios para acusados dispostos a colaborar com o Judiciário. De São Paulo, o programa revela como funciona o instrumento e explica porque ele precisa ser usado com critério. 

O programa reapresenta um assunto preocupante: o tráfico internacional de pessoas. O Brasil está na rota desse crime que movimenta bilhões de dólares por ano e que tem nas mulheres as principais vítimas. O Via Legal foi conhecer as iniciativas que têm sido colocadas em prática para combater o problema.

Em outra reportagem, o programa conversa com especialistas sobre uma questão polêmica: até que ponto os jogos eletrônicos influenciam a formação de crianças e adolescentes. Será que a realidade virtual de violência e mortes pode prejudicar a saúde dos jovens que não conseguem desgrudar os olhos da tela do computador? Em Minas Gerais, o assunto chegou à Justiça que proibiu a venda de alguns produtos.

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 20h30 (inédito)
Sábado - 10h30 / Segunda-feira - 14h30 (reprises)
Nas TVs Cultura/SP e Paraná Educativa
Sábado - 8h
Na TVE Brasil e na TVE/RS
Sábado - 8h30