TRF4 |

Atraso em vôos é destaque no Via Legal desta semana

09/04/2008 - 15h47
Atualizada em 09/04/2008 - 15h47
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

O Via Legal desta semana mostra que, no Rio Grande do Sul, profissionais prejudicados pelos atrasos dos vôos reagiram. Os advogados gaúchos venceram a briga e por ordem da Justiça Federal as empresas aéreas estão obrigadas a fornecer um documento que comprove o motivo da perda de compromissos importantes. O programa, que será veiculado à 20h30min na TV Justiça, mostra os efeitos da medida.

A estimativa é de assustar: mais de dez milhões de armas sem registro circulam no país. Boa parte delas está em poder do crime organizado. No Rio de Janeiro, um delegado foi à Justiça em busca do direito de usar no trabalho o arsenal que tem em casa. O Via Legal mostra o desfecho desta proposta ousada.

Em outra reportagem, o programa discute um assunto que, apesar de ter sido resolvido na esfera administrativa há mais de uma década, ainda é questionado nos tribunais. O Via Legal conta porque a privatização da maior produtora de minério do mundo, a brasileira Vale, gera tanta polêmica. Em 2007, a empresa lucrou mais de R$ 20 bilhões.

Direto de Recife, o programa apresenta a trajetória de uma mobilização da sociedade para tirar do papel a nova Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, a Sudene. O órgão é considerado fundamental para o desenvolvimento de toda a região.

O roubo de obras de Pablo Picasso e Candido Portinari do Museu de Arte de São Paulo no ano passado confirmou a existência de um problema antigo no Brasil: a fragilidade do sistema que guarda peças importantes para o patrimônio cultural do país. Nesta semana, o Via Legal reapresenta o caso de uma escultura atribuída a Aleijadinho e que pode ter sido retirada da uma igreja de Minas Gerais.

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 20h30 (inédito)
Sábado - 10h30 / Segunda-feira - 14h30 (reprises)
Nas TVs Cultura/SP e Paraná Educativa
Sábado - 8h
Na TVE Brasil e na TVE/RS
Sábado - 8h30