TRF4 |

Polêmica sobre a proibição de bebidas nas rodovias federais é tema do Via Legal

23/04/2008 - 16h15
Atualizada em 23/04/2008 - 16h15
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

O Via Legal desta semana mostra, na matéria da Região Sul, a guerra travada entre governo e comerciantes em decorrência da proibição da venda de bebida alcoólica às margens das rodovias federais. A medida tem como meta reduzir o número de acidentes que, segundo estatísticas recentes, matam mais de 25 mil brasileiros por ano. A decisão é motivo de vários questionamentos no Judiciário.

Em menos de 20 anos, o Brasil reduziu pela metade o número de fumantes. Mas a indústria do cigarro não dá trégua e faz de tudo para conquistar novos consumidores. Do Rio de Janeiro, o programa explica a batalha travada na Justiça por conta da obrigação de imprimir fotos que ilustram conseqüências do fumo nos maços de cigarro.

O Via Legal conta histórias de gente que dedicou a vida inteira à produção no campo e que, mesmo assim, precisou buscar os tribunais para assegurar a aposentadoria. Apesar da Constituição Federal garantir esse direito, ainda são muitas as dificuldades enfrentadas por trabalhadores rurais na hora de conseguir o benefício.

Na segunda reportagem sobre os problemas do sistema carcerário nacional, o programa traz o olhar dos brasileiros quem vivem atrás das grades. As reclamações mais freqüentes entre os presos se referem à omissão do Estado e ao abuso de poder por parte de alguns policiais. 

De São Paulo, o Via Legal revela os perigos escondidos atrás da intenção de economizar na hora da compra de um tênis. O programa reapresenta a reportagem que confirma: optar pelo produto pirata, encontrado com facilidade em todo país, pode causar problemas que vão de simples calos até graves lesões musculares.

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 20h30 (inédito)
Sábado - 10h30 / Segunda-feira - 14h30 (reprises)
Nas Redes Cultura e Educativa
Sábado - 8h