Via Legal desta semana fala sobre o direito à aposentadoria
Atualizada em 30/04/2008 - 13h43
O Via Legal desta semana traz duas reportagens sobre o direito à aposentadoria, um assunto que interessa a praticamente todas as pessoas. O programa também discute se as barracas construídas em boa parte das praias brasileiras para garantir conforto aos turistas podem ser uma ameaça ao meio ambiente.
De Porto Alegre vem a esperança para brasileiros que, por alguma razão, deixaram de pagar o INSS. A interrupção das contribuições não significa, necessariamente, o fim da proteção. O Via Legal apresenta o entendimento que abre espaço para que trabalhadores de todo o país sejam beneficiados. De Brasília, o programa mostra uma iniciativa que deve reduzir o tempo de espera de quem tem ações previdenciárias na Justiça: a conciliação.
No Rio de Janeiro, a ordem é proteger o Parque Nacional da Tijuca. O Via Legal conta a história da luta que, de um lado, tem o Ministério Público Federal e, do outro, uma empresa de beneficiamento de granito. Apesar de funcionar fora dos limites da reserva, a atividade é uma ameaça à maior floresta urbana do mundo.
Outro bem público que sofre as conseqüências dos abusos cometidos pelo homem é a praia. O programa traz a discussão sobre as barracas instaladas na areia. Estruturas que podem representar apenas conforto para o turista ou também causar prejuízos à natureza. A reportagem do Recife ainda revela o que pode acontecer a quem insiste na ocupação irregular.
Fonte: Cpjus/CJF
Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:
Na TV Justiça
Quarta-feira - 20h30 (inédito)
Sábado - 10h30 / Segunda-feira - 14h30 (reprises)
Nas Redes Cultura e Educativa
Sábado - 8h
notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFRSJFRS | PortariaProrrogação de prazos em nove Unidades Avançadas de Atendimento26/09/2023 - 18:33
-
JFRSJFRS | Direitos de personalidadeVítima de exílio e tortura ganha indenização por perseguição política26/09/2023 - 18:21
-
TRF4TRF4 | CejusconIniciado mutirão de audiências de conciliação sobre desapropriações da BR-470 em Blumenau (SC)26/09/2023 - 17:30