TRF4 |

Via Legal desta semana fala sobre o direito à aposentadoria

30/04/2008 - 13h43
Atualizada em 30/04/2008 - 13h43
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

O Via Legal desta semana traz duas reportagens sobre o direito à aposentadoria, um assunto que interessa a praticamente todas as pessoas. O programa também discute se as barracas construídas em boa parte das praias brasileiras para garantir conforto aos turistas podem ser uma ameaça ao meio ambiente.

De Porto Alegre vem a esperança para brasileiros que, por alguma razão, deixaram de pagar o INSS. A interrupção das contribuições não significa, necessariamente, o fim da proteção. O Via Legal apresenta o entendimento que abre espaço para que trabalhadores de todo o país sejam beneficiados. De Brasília, o programa mostra uma iniciativa que deve reduzir o tempo de espera de quem tem ações previdenciárias na Justiça: a conciliação.

No Rio de Janeiro, a ordem é proteger o Parque Nacional da Tijuca. O Via Legal conta a história da luta que, de um lado, tem o Ministério Público Federal e, do outro, uma empresa de beneficiamento de granito. Apesar de funcionar fora dos limites da reserva, a atividade é uma ameaça à maior floresta urbana do mundo.

Outro bem público que sofre as conseqüências dos abusos cometidos pelo homem é a praia. O programa traz a discussão sobre as barracas instaladas na areia. Estruturas que podem representar apenas conforto para o turista ou também causar prejuízos à natureza. A reportagem do Recife ainda revela o que pode acontecer a quem insiste na ocupação irregular.

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 20h30 (inédito)
Sábado - 10h30 / Segunda-feira - 14h30 (reprises)
Nas Redes Cultura e Educativa
Sábado - 8h