TRF4 |

Programa Via Legal conta a história de controlador de vôo preso por dar entrevistas

14/05/2008 - 12h47
Atualizada em 14/05/2008 - 12h47
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O Via Legal desta semana mostra que a crise nos aeroportos revelou a importância de uma profissão que até pouco tempo era desconhecida de boa parte da população: a de controlador de vôo. No Brasil, a maioria dos profissionais é militar e, por isso, está sujeita a regras que podem esbarrar em direitos como o da livre expressão. De Porto Alegre, o programa conta o drama de um controlador que acabou preso por dar uma entrevista.

O programa ainda traz as conseqüências de uma combinação desastrosa: o descuido da população e a negligência das autoridades. O Via Legal mostra as causas da epidemia de dengue que já fez milhares de vítimas no Rio de Janeiro. A reportagem também explica qual o papel do Judiciário no esforço para reduzir o número de casos da doença.

De Pernambuco, o programa entra numa discussão complexa que envolve a qualidade dos serviços prestados e o futuro de quem escolheu se dedicar à medicina. Um profissional formado no exterior está preparado para atuar no Brasil? No caso dos médicos que estudaram em Cuba, muitas vezes, esse impasse só é resolvido na esfera judicial.

A tecnologia está tornando a vida do mau pagador cada vez mais complicada. As soluções eletrônicas se firmam como importantes aliadas da Justiça quando o assunto é o combate à inadimplência. O Via Legal apresenta as ferramentas que impedem o uso de velhas práticas como fugir do cobrador, trocar de endereço ou mesmo de banco.

A luta de quem precisa bater às portas dos tribunais para ter acesso a direitos básicos, como a educação dos filhos, também é destaque no programa. O programa reapresenta a reportagem sobre o caminho trilhado pelos pais de crianças com necessidades especiais que foram vítimas de preconceito na escola.

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 20h30 (inédito)
Sábado - 10h30 / Segunda-feira - 14h30 (reprises)
Nas Redes Cultura e Educativa
Sábado - 8h