TRF4 |

Estagiários da Fase/RS são destaque no programa Via Legal

18/06/2008 - 15h26
Atualizada em 18/06/2008 - 15h26
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Na matéria da Região Sul do programa Via Legal, Analice Bolzan apresenta histórias que tinham tudo para dar errado, mas se transformaram em exemplos de superação e recomeço. A oportunidade de estágio no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) tem permitido que menores infratores de Porto Alegre mostrem o próprio valor e construam histórias de sucesso. Eles cumprem medida socio-educativa na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul (Fase/RS).

Tarefas simples para a maior parte da população, como tirar um documento ou pedir uma informação, são verdadeiros desafios para os mais de dois milhões surdos que vivem no país.  O Via Legal mostra que, em São Paulo, a ordem para quem trabalha com o público é aprender a Língua Brasileira de Sinais. A reportagem é de Luciana Munaretti.

Do Rio de Janeiro, Viviane Rosa mostra como a ganância de quem explora os recursos naturais tem prejudicado a Baía de Sepetiba. Grandes empresas usam métodos ilegais, como a pesca de arrastão, para tirar o máximo do mar. A atividade criminosa já ameaça até o sustento dos pequenos pescadores.

Apesar de proibido, o jogo do bicho é um hábito que se repete na maioria das cidades brasileiras. O repórter Juliano Domingues foi às ruas do Recife para entender porque tanta gente não consegue abrir mão das apostas que alimentam o crime organizado. Ele também explica o que a Polícia e a Justiça Federal têm feito para combater a prática.

A decisão já foi tomada: o governo pode conceder à iniciativa privada o direito de explorar a Floresta Nacional do Jamari, em Rondônia. Vera Carpes esteve na região para mostrar o polêmico assunto. Alguns encaram a medida como um passo importante para coibir o desmatamento ilegal, enquanto outros enxergam na iniciativa uma ameaça à soberania nacional.

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 20h30 (inédito)
Sábado - 10h30 / Segunda-feira - 14h30 (reprises)
Nas Redes Cultura e Educativa
Sábado - 8h