TRF4 |

Programa Via Legal mostra reportagem sobre acordo entre Petrobras e multinacional

25/06/2008 - 13h29
Atualizada em 25/06/2008 - 13h29
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O Via Legal desta semana mostra que a maior parte das pessoas nem se dá conta, mas qualquer negociação que envolve uma empresa pública mexe com o bolso de todos os brasileiros. É por isso que o controle da sociedade é tão importante. Analice Bolzan explica porque um acordo fechado no Sul do país entre a Petrobras e uma multinacional espanhola foi parar nos tribunais.

Um hábito aparentemente inofensivo pode servir de estímulo à prática de crimes ambientais. O desejo das pessoas de ter em casa um aquário sofisticado alimenta um mercado criminoso. Contrabandistas arrancam corais da costa brasileira e vendem tanto para o mercado interno quanto para o exterior. De Pernambuco, Juliano Domingues revela que a ação dos bandidos está na mira da Justiça Federal.

O programa também traz um impasse causado pela padronização dos quiosques na orla carioca. As mudanças que prometem dar mais conforto para moradores e turistas motivaram uma disputa no Judiciário. Direto do Rio de Janeiro, a repórter Viviane Rosa explica os riscos ambientais apontados por um grupo de deputados.

Vera Carpes esteve em Rondônia para tratar da polêmica em torno dos Cinta Larga. É cada dia maior o número de índios que respondem a processos judiciais. Uma das ações apura o assassinato de 29 garimpeiros. O crime, ocorrido há quatro anos na reserva Roosevelt, teria sido provocado pela disputa na exploração de diamantes.

Você sabia que a população de São Paulo produz 15 mil toneladas de lixo todos os dias? Encontrar um destino para tanto resíduo é um desafio para autoridades e ambientalistas. Luciana Munaretti mostra as conseqüências de uma realidade preocupante: os aterros sanitários da maior cidade do país estão com capacidade esgotada.

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 20h30 (inédito)
Sábado - 10h30 / Segunda-feira - 14h30 (reprises)
Nas Redes Cultura e Educativa
Sábado - 8h