TRF4 |

Condições precárias das estradas brasileiras são destaque no Via Legal

15/07/2008 - 18h58
Atualizada em 15/07/2008 - 18h58
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
Rodovias sem qualquer sinalização, falta de acostamento e centenas de quilômetros seguidos de buracos. As estradas brasileiras assustam até os motoristas mais experientes. O Via Legal desta semana mostra que essa realidade precária contribui para uma estatística assustadora: em média, mais de sete mil pessoas morrem nas rodovias brasileiras a cada ano. Alessandra de Castro esteve na BR 365, no Triângulo Mineiro. Os perigos do trecho são tão graves que o assunto é discutido em várias ações judiciais.

O programa traz ainda a confusão que uma prova de concurso público causou em Belo Jardim, no agreste nordestino. A estratégia dos organizadores do exame, que colocaram todas as respostas certas na alternativa "A", levantou suspeita de fraude. Os candidatos levaram o caso aos tribunais. A reportagem é de Juliano Domingues.

Do Rio de Janeiro, vem uma iniciativa que promete reduzir o tempo de espera para quem precisa passar pela perícia médica do INSS. O exame, que muitas vezes leva apenas alguns minutos, mas pode fazer a diferença entre ter ou não dinheiro para pagar as contas no fim do mês, agora é realizado no prédio da Justiça Federal. A medida agiliza, e muito, a vida de quem espera por um benefício previdenciário.

Passar anos pagando um imóvel pode não ser a garantia de se livrar do aluguel. Em Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, muitas famílias vivem o drama de não conseguirem adquirir a casa própria como planejaram. Luciana Munaretti explica porque o descumprimento do cronograma de entrega de obras financiadas pelo governo federal se transformou em caso de Justiça.

O quadro 'Faça como ele' traz o exemplo de luta e superação de uma trabalhadora rural do Piauí. Uma brasileira que conseguiu a merecida aposentadoria após recorrer à Justiça. O programa dessa semana também estréia uma série de vídeos sobre o trabalho realizado pelos Juizados Especiais Federais.

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 20h30 (inédito)
Sábado - 10h30 / Segunda-feira - 14h30 (reprises)

Nas Redes Cultura e Educativa
Sábado - 8h