TRF4 |

Via Legal destaca central telefônica para pessoas com problemas de audição

23/07/2008 - 12h43
Atualizada em 23/07/2008 - 12h43
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

O sonho da independência fica mais próximo para pessoas que têm  problemas de audição e que precisam da Justiça Federal de Porto Alegre. O programa Via Legal mostra que uma central telefônica especial foi instalada no prédio. Analice Bolzan explica como funciona o aparelho e de que forma ele garante autonomia a quem ainda hoje é obrigado a sair de casa com um intérprete para se comunicar.

Futebol. O esporte mais popular do Brasil também é destaque no Via Legal desta semana. O torcedor sabe bem que um estádio lotado reúne ingredientes explosivos como rivalidade, paixão e emoção. Uma combinação capaz de causar verdadeiras tragédias. Viviane Rosa explica o que prevê a legislação para garantir a segurança de quem freqüenta os estádios e mostra porque no Rio de Janeiro o assunto chegou aos tribunais.

Em outra reportagem, o programa apresenta um assunto que, assim como o futebol, interessa a milhões de brasileiros. É a disputa por uma vaga no serviço público. Alessandra de Castro lembra que nem sempre ser aprovado no exame garante a posse. Em muitos casos, só mesmo recorrendo à Justiça o candidato faz valer o que está previsto nos editais. Não é à toa que cada dia é maior o número de ações judiciais questionando concursos públicos realizados em todo o país.

Direto do Pernambuco, Juliano Domingues narra a trajetória de prédios centenários que guardam uma parte importante da história do país e que, abandonados, ameaçam desabar. Para evitar o pior, a Justiça Federal determinou que a União ajude a recuperar  imóveis de propriedade da Santa Casa de Misericórdia, que alega não ter dinheiro para reformar os prédios. O processo continua em tramitação, mas a discussão representa um avanço quando o assunto é preservação do patrimônio histórico.

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 20h30 (inédito)
Sábado - 10h30 / Segunda-feira - 14h30 (reprises)

Nas Redes Cultura e Educativa
Sábado - 8h