TRF4 |

Cobrança de taxas pelas universidades é tema do Via Legal

30/07/2008 - 12h21
Atualizada em 30/07/2008 - 12h21
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A cobrança de taxas pelas universidades públicas é um dos destaques do Via Legal, que estréia hoje (30/7), às 20h30min, na TV Justiça. Analice Bolzan mostra porque, no Rio Grande do Sul, o assunto foi parar nos tribunais e o que pensam os alunos, obrigados a desembolsar até R$ 315,00 para conseguir um documento. Para muita gente, a prática representa uma ameaça à gratuidade do ensino, prevista na Constituição Federal.

A orientação sexual faz muita gente sentir na pele as consequências do preconceito. A discriminação pode até aparecer de forma discreta, mas nem por isso menos cruel. O caso dos sargentos homossexuais punidos pelo Exército em Brasília colocou em evidência o debate sobre a homofobia no trabalho. O Via Legal desta semana entra na discussão e mostra as leis, o papel da Justiça e o drama das vítimas.

Em outra reportagem, o programa revela o sofrimento enfrentado por milhares de brasileiros que não podem arcar com os custos de um tratamento médico na rede particular.  Juliano Domingues esteve na Paraíba para contar a história de uma família que, com a ajuda da Justiça, teve um desfecho bem diferente do que, normalmente, acontece com quem depende do Sistema Único de Saúde. Em muitos casos, a solução passa pela briga nos tribunais.

Do Rio de Janeiro, Viviane Rosa também fala de saúde. O programa traz casos chocantes de erros médicos que, além de sofrimento, despertaram nas vítimas o desejo de brigar pela punição dos responsáveis. Uma postura que tem se tornado regra no Brasil, graças à combinação entre informação e tecnologia. Não é à toa que é cada dia maior o número de profissionais condenados por falhas cometidas no exercício da medicina.

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 20h30 (inédito)
Sábado - 10h30 / Segunda-feira - 14h30 (reprises)

Nas Redes Cultura e Educativa
Sábado - 8h