TRF4 |

Programa Via Legal destaca a Operação Rodin

27/08/2008 - 16h22
Atualizada em 27/08/2008 - 16h22
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
A edição do programa Via Legal desta semana revela porque, no Sul do país, o alto preço cobrado para tirar carteira de motorista chamou atenção das autoridades. A investigação levou à descoberta de um grande esquema de corrupção que envolveu o Detran gaúcho e outros setores do governo estadual. Normalmente, quem aparece à frente de operações como esta é a polícia. Analice Bolzan mostra que a participação do Judiciário começa bem antes do que a maioria das pessoas imagina.

Indignação, dor e desamparo - esses são os sentimentos comuns à maior parte das famílias de vítimas de acidentes aéreos. A seqüência de tragédias que o país acompanhou nos últimos anos faz muita gente acreditar que quem voa em companhias brasileiras corre risco. O Via Legal acompanhou a rotina de pessoas que ainda tentam se adaptar à vida sem o pai, os filhos ou o marido. Gente que, além da dor,  precisa encontrar forças para enfrentar na Justiça quem prestou e quem deveria ter fiscalizado o serviço. Quem conta essa história é a repórter Viviane Rosa.

Juliano Domingues traz  exemplos que ajudam a entender porque as entidades sem fins lucrativos já não são sinônimo de seriedade. As chamadas organizações não governamentais (ONGs) nasceram com a promessa de ajudar e fazer o que o Estado não consegue, mas freqüentemente são identificadas como peças importantes em esquemas de fraude e desvio de dinheiro público.  Em Alagoas, a atuação de um instituto que deveria investir em projetos culturais virou  objeto de processo que tramita na Justiça Federal.

Cerca de cinco milhões de brasileiros são assinantes de TV a cabo. Uma parcela da população que já comemora conquistas, como o direito de receber em dobro o valor de cobranças indevidas ou de suspender o serviço sem custos. Mas uma reivindicação antiga ainda parece estar longe de virar consenso: o pagamento pelo ponto extra. Alessandra de Castro explica os detalhes da discussão que virou caso de Justiça.

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 20h30 (inédito)
Sábado - 10h30 / Segunda-feira - 14h30 (reprises)

Nas Redes Cultura e Educativa
Sábado - 8h