TRF4 |

Consulta processual em terminais da CEF é destaque no Via Legal

03/09/2008 - 15h08
Atualizada em 03/09/2008 - 15h08
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
O Via Legal desta semana mostra que facilitar o acesso às informações sobre andamento de processos judiciais é uma forma de respeitar e fazer valer os direitos do cidadão. No Sul do país, uma parceria entre a Caixa Econômica Federal e a Justiça Federal permite que as pessoas confiram a tramitação de processos em terminais de auto-atendimento bancário. Uma medida simples que beneficia principalmente quem vive longe das sedes do Judiciário.

O programa também discute a realidade dos profissionais que vivem da música. Para ser um artista basta talento ou é preciso passar por testes, como é exigido em outras atividades? Alessandra de Castro conversou com quem defende e também com pessoas contrárias à exigência da carteira. Não faltam argumentos nos dois lados. A questão é tão complexa que muitas vezes vai parar na Justiça.   

Do Rio de Janeiro, Viviane Rosa traz o debate sobre a participação dos soldados no combate à violência nas grandes cidades. O assassinato de três jovens do Morro da Providência, entregues por militares a criminosos de uma favela rival, reascendeu a polêmica sobre o que fazer quando quem deveria proteger coloca em risco a comunidade.

Na segunda reportagem sobre desvios que envolvem organizações não governamentais, Juliano Domingues conta o drama de gente simples de Alagoas que espera uma ajuda que simplesmente não chega. A suspeita é de que uma entidade sem fins lucrativos seja a responsável pelo mau uso do dinheiro que deveria transformar o estado no maior produtor de mariscos do país.

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 20h30 (inédito)
Sábado - 10h30 / Segunda-feira - 14h30 (reprises)

Nas Redes Cultura e Educativa
Sábado - 8h