TRF4 |

Via Legal desta semana mostra disputa pelo uso do nome Casas Masson

14/10/2008 - 16h30
Atualizada em 14/10/2008 - 16h30
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4
Ninguém duvida que um nome ou um símbolo valoriza qualquer produto. É por isso que a disputa pelo uso de uma marca muitas vezes envolve cifras milionárias. O Via Legal desta semana conta, de Porto Alegre, a história de uma empresa que virou sinônimo de qualidade e sofisticação. Analice Bolzan também explica na reportagem como funciona o processo para registro de marcas e porque, no Sul do país, a briga pelo uso do nome Casas Masson se transformou em processo judicial.

A partir de um caso investigado em Pernambuco, o Via Legal discute um problema que ainda faz parte da rotina do Brasil: a corrupção. Todo desvio de dinheiro público é grave, mas tirar da educação é roubar das pessoas o direito de construir um futuro melhor. Juliano Domingues esteve em Chã de Alegria, no interior do estado, para mostrar as conseqüências da falta de compromisso de quem foi eleito para cuidar do patrimônio de todos.

A ganância de pessoas que lucram com a pecuária ameaça o meio ambiente. A presença do gado pode até parecer inofensiva, mas causa grandes prejuízos à natureza. Alessandra de Castro explica o perigo do pasto em unidades de conservação e revela o destino que o Judiciário tem dado aos bois apreendidos pela fiscalização do Ibama.

Quem tem o hábito de usar o serviço conhece bem o conforto e também o risco dos caixas eletrônicos. Em Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo, os vereadores aprovaram uma lei para proteger a população que precisa dos terminais. Mas a tentativa de um banco de se livrar da obrigação de contratar vigilantes levou a discussão aos tribunais. A reportagem é de Érica Resende.

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30 (inédito)
Sábado - 18h / Segunda-feira - 13h30 (reprises)

Na Rede Cultura
Sábado - 7h30min

Na Rede Educativa
Sábado - 8h30min