TRF4 |

Disputa entre médicos e enfermeiros é destaque no Via Legal

19/11/2008 - 12h10
Atualizada em 19/11/2008 - 12h10
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
O Via Legal, considerado pelo segundo ano consecutivo o melhor programa de TV do Judiciário brasileiro, mostra nesta semana que, no Rio Grande do Sul, a disputa de médicos e enfermeiros pelo direito de acompanhar pacientes na hora do parto em hospitais da rede pública chegou aos tribunais. Analice Bolzan explica o problema que é uma questão de mercado, mas também de saúde pública. A reportagem traz a decisão que condenou o sindicado dos médicos a indenizar a entidade que representa os enfermeiros e ainda revela qual o limite de atuação de cada um desses profissionais.

O Brasil tem muito a comemorar quando o assunto é o tratamento oferecido a quem é soropositivo. Hoje, o portador do vírus da Aids vive mais e melhor. Mas, no passado, a desinformação e o preconceito ajudaram a transformar a doença numa epidemia. Em outra reportagem, Viviane Rosa revela histórias de famílias que ainda sofrem as conseqüências de uma avaliação errada. Quando o HIV chegou ao Brasil,  governo e sociedade simplesmente não perceberam quem eram os mais vulneráveis: os hemofílicos.

Erica Resende esteve em Mauá, região metropolitana de São Paulo, para mostrar como vivem hoje as vítimas de uma irresponsabilidade. Moradores de um condomínio construído em cima de um lixão industrial brigam para garantir um fim diferente para uma história de decepção e prejuízo. A luta agora é para assegurar a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O dinheiro deve ser usado na compra de um lugar mais seguro para morar.

O aluno aprovado em dois vestibulares na mesma instituição pública pode fazer ambos os cursos ao mesmo tempo? Há quem enxergue nesta possibilidade uma forma de limitar o acesso de outras pessoas à educação superior. A falta de uma regra clara sobre o assunto faz muita gente recorrer à Justiça. De Brasília, Alessandra de Castro mostra os argumentos dos alunos, das instituições e do governo. E explica o entendimento dos tribunais.

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sábado - 18h / Segunda-feira - 13h30min (reprises)

Na Rede Cultura
Sábado - 7h30min

Na Rede Educativa
Sábado - 8h30min