TRF4 |

Decisão que ordenou INSS a fornecer prótese é destaque no Via Legal

17/12/2008 - 13h53
Atualizada em 17/12/2008 - 13h53
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
O Via Legal traz na edição que estréia hoje (17/12) na TV Justiça, às 21h30min, um exemplo de superação. Um professor de capoeira de Porto Alegre recorreu aos tribunais para ter direito de voltar ao trabalho. Ele perdeu uma perna num acidente de carro e para continuar dando aulas, precisava de uma prótese especial que, por ordem da Justiça, deve ser fornecida pelo INSS. Analice Bolzan mostra a história de Alessandro e as lições que ele aprendeu a partir do que, para muita gente, poderia ser apenas mais uma tragédia.

Será que, em caso de separação, é possível evitar o sofrimento dos filhos? Como os pais devem agir quando o divórcio se torna inevitável? O programa Via Legal também discute esta questão que mexe com a vida de milhares de pessoas em todo o país. Segundo o IBGE, o número de casamentos desfeitos cresceu 46% em uma década. Juliano Domingues mostra o caso de um pai que briga nos tribunais para trazer de volta ao Brasil o filho levado para Portugal pela ex-mulher.

Alessandra de Castro explica porque é proibido alterar espaços tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em Minas Gerais, a ampliação de um hotel, acabou levando um empresário ao banco dos réus. Já no Distrito Federal, moradores do Cruzeiro Novo, um dos bairros mais antigos da capital, brigam pelo direito de manter as grades que cercam os prédios residenciais. A instalação dos equipamentos que trazem segurança à comunidade esbarra no projeto urbanístico da região.

Em outra reportagem, o programa trata de um problema antigo e que, ainda hoje, ameaça a saúde de muita gente. O hábito de queimar a palha da cana-de-açúcar para facilitar a colheita  se repete em todo o país, embora seja mais freqüente no interior paulista. Erica Resende esteve em Araraquara, onde conversou com cortadores de cana, moradores e empresários. Como a prática é considerada fundamental para a atividade que garante a sobrevivência de tanta gente, a Justiça Federal liberou a queima, mas impôs condições. Uma delas é que até 2014 todas as lavouras passem a fazer a colheita mecanizada.

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sábado - 18h / Segunda-feira - 13h30min (reprises)

Na Rede Cultura
Sábado - 7h30min

Na Rede Educativa
Sábado - 8h30min