TRF4 |

Via Legal desta semana segue com destaques de 2006

10/01/2007 - 16h55
Atualizada em 10/01/2007 - 16h55
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

O programa Via Legal desta semana continua com uma série de matérias que foram destaque no ano de 2006. O programa reapresenta a reportagem da região Sul que mostra os benefícios da conciliação. Em Porto Alegre, a Justiça Federal colocou frente a frente moradores de um condomínio e representantes da Caixa Econômica Federal. Os acordos fechados nas audiências garantiram contratos com parcelas acessíveis à população de baixa renda. Muita gente saiu da condição de invasor para ser proprietário do imóvel.

O Via Legal relembra também as histórias de brasileiros comuns que conseguiram resolver seus problemas através dos Juizados Especiais Federais. E leva o telespectador até o interior do Piauí, onde aconteceram sessões itinerantes do juizado. Teve gente que nem precisou sair de casa para garantir a tão sonhada aposentadoria.

Direto da Paraíba, o telespectador vai rever como foi o mutirão que garantiu o atendimento a mais de 500 pessoas. A maioria tentava resolver pendências junto ao INSS. O programa acompanhou o drama da trabalhadora rural Josefa Lima, que deixou a sala de audiência aposentada.

No interior de São Paulo, o Via Legal encontrou outros exemplos de cidadãos que precisaram recorrer à Justiça Federal para assegurar o cumprimento de direitos simples. O programa esteve numa comunidade quilombola onde vive dona Pedra Maria das Dores. O que chamou a atenção neste caso foi a iniciativa do juiz que, antes de emitir a sentença, foi ver de perto a realidade da autora da ação.

O quadro Aprender Direito relembra o significado do termo jurídico núbil.

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h (inédito)
Domingo - 23h30min (reprise) e horários alternativos
Nas TVs Cultura de SP e SC, TVE/RS e PR Educativa
Sábado - 9h
Na TVE Brasil
Sábado - 8h30min