TRF4 |

Multas de trânsito aplicadas a estrangeiros são destaque no Via Legal

17/03/2009 - 15h20
Atualizada em 17/03/2009 - 15h20
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4
O Via Legal desta semana traz uma mudança que beneficia todos os brasileiros. Por decisão da Justiça Federal, os estrangeiros que visitam o país, agora, só atravessam a fronteira depois de pagar as multas de trânsito. Analice Bolzan revela que a dívida acumulada por argentinos, paraguaios e uruguaios passa de R$ 30 milhões. As infrações acontecem, principalmente, no verão e, até o ano passado, muitos iam embora sem acertar a conta.

A escolha da marca é fundamental para o sucesso de um produto no mercado. Apostar em nomes simples, que apenas descrevem o produto, pode até parecer uma boa alternativa. Mas o uso das chamadas marcas fracas quase sempre significa dor de cabeça. Do Rio de Janeiro, Viviane Rosa explica a batalha travada nos tribunais por duas empresas que brigaram pelo direito de usar a expressão diet shake na venda de uma bebida usada por pessoas que querem emagrecer.
 
A mesma regra que reduz o número de acidentes gera prejuízos e ameaça empregos de muita gente. Mais de um ano depois da proibição da venda de bebidas alcoólicas às margens das rodovias, a decisão do governo ainda é motivo de disputas na Justiça. Alessandra de Castro mostra as dificuldades enfrentadas por quem vive do comércio próximo às estradas que cortam cidades. São brasileiros que não se conformam com a limitação que atrapalha, e muito, os negócios.

Há quase três anos, viajar de avião passou a ser sinônimo de espera e, o que é pior, de preocupação. É fácil encontrar quem tenha perdido compromissos importantes por conta do problema que ficou conhecido como apagão aéreo. De São Paulo, Erica Resende comprova que tentar reclamar e negociar com empresas pouco adianta. O caminho para as vítimas da crise no setor tem sido mesmo recorrer aos tribunais.

O programa desta semana traz ainda um exemplo de determinação e coragem que vem do Rio de Janeiro. No quadro Faça como Ele, você vai conhecer a história de uma costureira que depositou as economias em um título de capitalização e, ao conferir o rendimento do dinheiro guardado com sacrifício, se sentiu prejudicada pelo banco. Apesar da orientação contrária do funcionário, Cleide não teve dúvida e levou o caso à Justiça Federal.

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sábado - 18h / Segunda-feira - 13h30min (reprises)

Na Rede Cultura
Sábado - 7h30min

Na Rede Educativa
Sábado - 8h30min