TRF4 |

Via Legal mostra a duplicação da BR 101

25/03/2009 - 15h49
Atualizada em 25/03/2009 - 15h49
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
O Via Legal desta semana vai mostrar como um processo judicial foi o caminho encontrado para evitar a repetição de uma antiga irregularidade, comum a muitos governos: o abandono de uma obra. Neste caso, a ameaça era a paralisação dos trabalhos na BR 101, uma das rodovias mais movimentadas do Sul do país. Analice Bolzan pegou a estrada para revelar porque a duplicação da pista pode salvar a vida de muita gente.

Na sua opinião, para dar aulas de capoeira a pessoa precisa ter curso superior e registro profissional? Os Conselhos Regionais de Educação Física acreditam que sim e, por isso, exigem o credenciamento. Uma imposição que irrita parte dos mestres, em especial, os mais antigos. São profissionais que não têm o documento mas que, há décadas, ganham a vida ensinando a mistura de dança e luta que surgiu nas senzalas como símbolo de resistência. Viviane Rosa explica o impasse que, no Rio de Janeiro, se transformou em batalha nos tribunais.

Uma tarefa incômoda que pouca gente se dispõe a assumir. Fazer o inventário dos bens é uma das providências que precisam ser tomadas por quem perdeu um parente. Para a maior parte das pessoas, esse procedimento ainda é sinônimo de complicação, burocracia e dor de cabeça. A boa notícia é que, nos últimos anos, as regras foram simplificadas. Alessandra de Castro mostra como concluir a tarefa e evitar problemas como a cobrança de uma dívida antiga.

Juliano Domingues esteve em Sergipe para mostrar um problema sério que ameaça o equilíbrio do meio ambiente na região. É cada dia maior o estrago causado pela exploração da argila, usada na indústria cerâmica. A esperança de preservação da riqueza natural está numa decisão da Justiça Federal que puniu uma empresa que ignorou a lei na hora de retirar a matéria-prima do subsolo.

O programa também traz uma reportagem especial sobre um bem precioso que já foi considerado infinito e, hoje, faz falta para muita gente: a água. Em mais um Momento Ambiental você vai ter entender o tamanho do desperdício e conhecer iniciativas de uso responsável desse recurso natural essencial à vida no planeta.

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sábado - 18h / Segunda-feira - 13h30min (reprises)

Na Rede Cultura
Sábado - 7h30min

Na Rede Educativa
Sábado - 8h30min