TRF4 |

Assentamento em área de preservação no RS é destaque no Via Legal

01/04/2009 - 13h31
Atualizada em 01/04/2009 - 13h31
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
O programa Via Legal desta semana mostra que, no Sul do país, assentados da reforma agrária correm o risco de perderas terras que conquistaram por atitudes que põem a natureza em risco.Eles vivem numa área de reserva e, por isso, precisam ter ainda maiscuidado no cultivo da terra. Os produtos orgânicos são a  melhoralternativa, mas nem todos aderiram à iniciativa. Analice Bolzan foi ao Interior do RS para mostrar que não importa quem esteja ameaçando:a ordem é ser rigoroso para evitar a contaminação do solo e da água.

Você se lembra da época em que Internet era praticamente um artigo de luxo? Não faz tanto tempo assim. O acesso à rede mundial de computadores se popularizou há pouco mais de dez anos. Hoje, o serviço já é considerado item de primeira necessidade em quase todas as empresas e boa parte das casas brasileiras. O Via Legal desta semana traz duas reportagens que tratam das vantagens e também dos perigos que vêm de carona com a Internet.

Já não é raro encontrar quem faça as compras de supermercado sem sair de casa, ou encomende livros e até roupas pele computador. Mas, para que a comodidade não venha acompanhada de dor de cabeça, é preciso muito cuidado. Basta um clique errado para o cidadão se transformar em vítima de criminosos que se escondem atrás da tela do computador. Do Rio de Janeiro, Viviane Rosa explica como se proteger dos golpes virtuais.

De Aracaju, capital do Sergipe, Juliano Domingues revela o lado ainda mais cruel da rede mundial de computadores.  A Internet tem sido aliada da pornografia infantil. Em um ano e meio, a Safernet Brasil, organização não-governamental que atua no combate ao crime, recebeu 636 mil denúncias.  Os envolvidos são pessoas que exploram meninos e meninas de todas as idades. É importante lembrar que o simples armazenamento ou troca de arquivos já caracterizam pedofilia.

Imagine a dificuldade de lutar por direitos iguais quando a própria lei impõe diferenças. A realidade dos deficientes auditivos, excluídos de um benefício que atende pessoas com outras limitações, é o tema da reportagem de Erica Resende. Quase cinco milhões de brasileiros que não escutam ficaram de fora da legislação que garante a isenção de impostos na compra de carros novos.

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sábado - 18h / Segunda-feira - 13h30min (reprises)

Na Rede Cultura
Sábado - 7h30min

Na Rede Educativa
Sábado - 8h30min