TRF4 |

Cobrança de mensalidades em cursos de pós-graduação é destaque no Via Legal

22/04/2009 - 12h30
Atualizada em 22/04/2009 - 12h30
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
Quase todo mundo concorda que, em um mercado cada vez mais competitivo, ter pós-graduação é uma vantagem importante para qualquer profissional. É por isso que tanta gente investe tempo e dinheiro nos cursos de especialização. O programa Via Legal desta semana revela que o problema é que nem mesmo quem escolhe uma universidade pública escapa das mensalidades. A cobrança tem sido questionada nos tribunais, como mostra, de Porto Alegre, Analice Bolzan.

O Via Legal, que estreia hoje (22/4) à noite na TV Justiça, traz a discussão que envolve a venda de medicamentos genéricos. Apesar de fazerem o mesmo efeito e de custarem bem menos, esses remédios ainda são pouco consumidos no Brasil. O setor responde por menos de 20% do mercado. Alessandra de Castro foi às ruas entender o que motiva a resistência das pessoas. A reportagem explica ainda o papel do governo e da Justiça para garantir a qualidade dos produtos que chegam às prateleiras.

Do Rio de Janeiro, Viviane Rosa conta a história de um argentino que concluiu a faculdade de jornalismo, mas foi surpreendido na hora de tirar o registro de jornalista. O pedido dele foi negado porque, de acordo com as regras do Ministério do Trabalho, a função só pode ser exercida por brasileiros. Mas nem a categoria concorda com a norma criada há quase meio século e que tem motivado disputas judiciais.   

As consequências do uso irresponsável dos recursos naturais estão por toda parte. Aquecimento global, extinção de espécies e poluição das águas são apenas alguns exemplos. Salvar o planeta e garantir condições de sobrevivência para as próximas gerações são tarefas que dependem da mudança de hábitos de cada um. Em Pernambuco, onde décadas de descaso destruíram parte importante da Mata Atlântica, o caminho encontrado para mudar a realidade foi investir em educação. Quem conta essa história é Juliano Domingues.

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sábado - 18h / Segunda-feira - 13h30min (reprises)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min