TRF4 |

Ameaça a camarão em parque nacional é destaque no Via Legal

13/05/2009 - 17h50
Atualizada em 13/05/2009 - 17h50
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4
O programa Via Legal desta semana mostra que, no Sul do país, a preocupação é com o camarão rosa. A ganância de alguns produtores, que ignoram o ciclo de vida do animal, ameaça a espécie que garante o sustento de uma comunidade inteira. Analice Bolzan esteve no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, no RS, e flagrou a atuação de quem passa por cima das regras ambientais em nome do lucro fácil e rápido.

Raposa Serra do Sol, Roraima. Uma viagem ao extremo norte do Brasil é outro destaque do programa. Alessandra de Castro esteve na reserva para mostrar as consequências da decisão judicial que confirma a homologação da área indígena. Em duas reportagens especiais você vai entender porque a região virou palco de conflitos entre brancos e índios, além de saber como a intervenção da Justiça mudou a vida dos personagens dessa história.

De São Paulo, Erica Resende revela os abusos cometidos em nome de uma brincadeira. A falta de limites dos universitários na hora de recepcionar os calouros tem se transformado em caso de polícia e até de Justiça. Em muitas faculdades, trote ainda é sinônimo de humilhação e violência. Normalmente, os envolvidos acabam expulsos e a luta para reconquistar o direito de frequentar as salas de aula não é nada fácil.

Durante décadas, o Brasil permitiu que um patrimônio precioso fosse levado para o exterior. A cobiça de colecionadores internacionais e a falta de regras rígidas fizeram o país perder obras de arte e antiguidades que contam a história do nosso povo. Agora, a movimentação de toda essa riqueza está sendo monitorada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Juliano Domingues conta como funcionam as medidas que podem fazer a diferença na preservação de bens culturais que são de todos os brasileiros.

Fonte: Imprensa CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sábado - 18h / Segunda-feira - 13h30min (reprises)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min