TRF4 |

Via Legal destaca reação da indústria à campanha contra o tabagismo

20/05/2009 - 12h41
Atualizada em 20/05/2009 - 12h41
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4
A divulgação das consequências do vício mudou a imagem do cigarro, que já foi visto como sinônimo de elegância e sofisticação. Em 20 anos, a população de fumantes no Brasil caiu pela metade. Mas a indústria do tabaco resiste e faz de tudo para barrar as ações que podem reduzir ainda mais o consumo do produto. O Via Legal desta semana mostra que uma campanha de prevenção voltada para o público jovem irritou os fabricantes de cigarro e só saiu do papel por ordem da Justiça.  A reportagem é de Analice Bolzan.

De São Paulo, vem o caso de uma imposição questionada nos tribunais. A decisão do governo de obrigar as montadoras a instalarem rastreadores nos carros novos chamou a atenção do Ministério Público Federal. A regra que deveria entrar em vigor ainda este ano envolve o direito à privacidade e a obrigação do Estado de proteger o cidadão.  Quem conta essa história é a repórter Erica Resende.

Para a maior parte dos brasileiros, o regime militar significou apenas uma fase difícil da trajetória política do país. Mas, para outros, a ditadura representou anos de perseguição, humilhação e tortura. Os jornalistas que resistiam às regras impostas pelo governo estavam entre os principais alvos da violência. Viviane Rosa conversou com algumas vítimas para entender o caso que levou ao fechamento de um importante órgão de imprensa.

Na segunda reportagem sobre a reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, Alessandra de Castro mostra a nova realidade dos índios que agora são mesmo os únicos donos da terra. Os anos de convivência tão próxima com os produtores rurais deixaram marcas. Hoje, muitas famílias são formadas por brancos e indígenas. O programa mostra ainda a divisão existente entre os próprios índios.

Fonte: Imprensa CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sábado - 18h / Segunda-feira - 13h30min (reprises)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min