TRF4 |

Novo sistema GedocWeb é destaque no Via Legal

27/05/2009 - 12h35
Atualizada em 27/05/2009 - 12h35
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
Pode parecer exagero mas, no serviço público, algo simples como a compra de alguns computadores pode levar meses ou até anos. O programa Via Legal desta semana mostra que a explicação está na burocracia criada em nome de um controle rigoroso dos gastos. Mas, além de consumir dinheiro, o sistema que depende de inúmeros papéis e assinaturas ainda toma tempo demais dos servidores que deveriam estar disponíveis para atender a população. Analice Bolzan explica como a tecnologia tem ajudado a mudar esse quadro no Sul do país.

O drama de quem depende de um novo órgão para continuar vivendo também é destaque no Via Legal. Mais de 70% dos brasileiros que precisam de um coração morrem na fila do transplante. Metade dos pacientes que aguardam por um fígado também não resiste. No caso dos doentes renais, quem está na lista de espera vira refém da máquina de hemodiálise. Juliano Domingues esteve na Paraíba para mostrar porque a fila é tão lenta no Brasil e em que casos a Justiça pode ser acionada para acelerar o atendimento.

De Cajamar, na grande São Paulo, vem um exemplo de como equilibrar proteção da natureza e reforma agrária. A invasão de uma propriedade que acabou virando assentamento do Incra criou um impasse ecológico.  De um lado, as famílias já instaladas. Do outro, a necessidade de manter preservada uma área de reserva ambiental. A solução para o caso veio dos tribunais. A repórter Erica Resende visitou a comunidade e mostra o dia a dia dos moradores e os reflexos da decisão judicial para o equilíbrio do meio ambiente.

Uma das mais graves conseqüências da ocupação desordenada das cidades é a construção de moradias em áreas de risco como morros e encostas. Hoje, milhões de brasileiros vivem em casas que podem ser destruídas pela chuva e pelos deslizamentos de terra.  Em Petrópolis, a situação é tão grave que a Justiça precisou intervir. A ordem é para que a Prefeitura encontre um lugar seguro para quem já foi ou corre o risco de ser vítima desse tipo de desastre.

Fonte: Imprensa CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sábado - 18h / Segunda-feira - 13h30min (reprises)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min