TRF4 |

Discriminação racial na sala de aula é destaque no Via Legal

24/06/2009 - 13h08
Atualizada em 24/06/2009 - 13h08
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4
O Via Legal desta semana revela como o comportamento é reflexo de uma cultura de discriminação que já foi regra no Brasil. Muita gente ainda trata como brincadeira o que, de fato, é crime de racismo. As piadas que ofendem os negros não deveriam existir em nenhum ambiente. Mas, quando são feitas dentro da universidade, exatamente por quem deveria dar o exemplo de conduta a situação fica mais grave. De Porto Alegre, Analice Bolzan explica as conseqüências da iniciativa de um jovem, vítima de discriminação.

O uso de animais em pesquisas é fundamental para o avanço da ciência,  ou explorar os bichos em laboratório é uma forma cruel e desnecessária de agir? O programa traz a discussão levantada por uma estudante de biologia do Rio de Janeiro. Ela recorreu à Justiça Federal para ter o direito de não frequentar as aulas que utilizam cobaias.  A reportagem de Viviane Rosa também mostra como vivem os veganos, pessoas que, além da carne, tiraram do cardápio todos os produtos derivados de animais, como ovos ou leite.

O desconto, feito na folha de pagamento todos os meses, é a garantia de um futuro tranqüilo. No Brasil, é a contribuição previdenciária recolhida pelo patrão que garante a aposentadoria de quem trabalha com carteira assinada. O problema é que muitos empresários tiram do empregado, mas não repassam o dinheiro ao INSS. Uma prática criminosa que prejudica toda a sociedade. Juliano Domingues conta a história de duas pessoas que acabaram condenadas nos tribunais.

Proteger um patrimônio que é de todos, como a Floresta Amazônica ou o Pantanal, não é uma tarefa simples. A falta de uma punição mais rigorosa já serviu de estímulo para aqueles que ignoram as leis na hora de explorar a natureza. A boa notícia é que a especialização de quem tem a missão de julgar tem assegurado punição mais rápida e eficiente a esses criminosos. Alessandra de Castro foi em busca de respostas sobre o trabalho realizado pelas varas ambientais.

Fonte: Imprensa CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sábado - 18h / Segunda-feira - 13h30min (reprises)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min