TRF4 |

Recuperação de zona carbonífera em SC é tema do Via Legal

16/07/2009 - 15h11
Atualizada em 16/07/2009 - 15h11
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

O Via Legal desta semana destaca uma decisão da Justiça Federal que, há nove anos, determinou a recuperação de área carbonífera no sul de Santa Catarina. Analice Bolzan foi a Criciúma mostrar os estragos causados por mais de um século de exploração da natureza. A retirada do carvão mineral tirou da terra o que ela tem de melhor. Além de deixar um rastro de destruição, para muitos trabalhadores, a atividade significou doença. A conquista na Justiça está, aos poucos, devolvendo saúde e beleza à região.

O excesso de peso das bagagens é uma prática que coloca em risco a vida de quem viaja de ônibus pelas estradas do país. Apesar dos riscos, quase nunca um passageiro é proibido de embarcar. Para a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), como o valor da multa é baixo, as empresas preferem assumir o prejuízo e manter a prática. Alessandra de Castro mostra porque é tão importante punir quem insiste em sobrecarregar os veículos.

O tráfico de animais também é destaque no programa. Combater o crime que, normalmente, vem acompanhado de maus tratos ainda é um desafio para as autoridades. Erica Resende explica como agem os infratores e de que forma os criadouros autorizados podem significar esperança para vítimas que conseguem ser resgatadas. No interior de São Paulo, há 13 anos, um espaço se transformou no novo lar de macacos e outros animais que, durante anos, foram agredidos por quem deveria protegê-los.

Em outra reportagem, o programa discute os efeitos da intolerância religiosa. O desrespeito à crença do outro ainda justifica atitudes discriminatórias. No Rio de Janeiro, Viviane Rosa conversou com uma mulher que foi vítima do preconceito e do fanatismo. A legislação, cada vez mais rigorosa, tem sido uma esperança para combater a prática. Quem entende do assunto, no entanto, não tem dúvidas de que o problema só será resolvido, de fato, a partir de uma mudança de postura de todos.

Fonte: Imprensa CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sábado - 18h / Segunda-feira - 13h30min (reprises)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min