TRF4 |

Via Legal apresenta segunda parte de matéria sobre mineradoras de SC

22/07/2009 - 13h12
Atualizada em 22/07/2009 - 13h12
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4
Na segunda parte da reportagem especial do programa Via Legal sobre a exploração de carvão no sul de Santa Catarina, Analice Bolzan mostra os efeitos da decisão judicial que condenou as mineradoras. Desde o ano 2000,  as empresas estão obrigadas a recuperar a área que foi devastada durante mais de um século. Neste período, não havia nenhum controle sobre a atividade que é, naturalmente, impactante para o meio ambiente. Aos poucos, o verde volta a fazer parte da paisagem. Além disso, rios que estavam praticamente mortos hoje têm vida. Para os moradores,  o cumprimentoda decisão também significa a esperança de uma vida melhor.

Submeter um trabalhador a condições humilhantes ou restringir a sua liberdade é crime. Mas, no Brasil, ainda é expressivo o número de pessoas tratadas como escravo. As maiores vítimas estão na região Nordeste, principalmente nas lavouras de cana-de-açúcar. É gente que trabalha de sol a sol, na maioria das vezes sem nenhum equipamento de segurança e ainda que recebe um salário miserável. Juliano Domingues conferiu de perto esta realidade que envergonha o país. Ele explica porque é tão importante denunciar quem, além da força de trabalho, explora a dignidade dos funcionários.
 
Agressões físicas, psicológicas e até sexuais. O Via Legal desta semana também destaca a violência contra a mulher. A situação já foi pior no país, mas ainda faz muitas vítimas. A chamada Lei Maria da Penha tem sido a esperança para colocar na cadeia homens que insistem em desrespeitar as companheiras. Viviane Rosa acompanhou, no Rio de Janeiro, um evento que reuniu especialistas no assunto. Além dos avanços na realidade brasileira, eles discutiram como é possível ajudar a mudar o quadro em países como o Timor Leste, onde as agressões contra mulheres são tratadas com normalidade.

Ainda sobre o assunto, o programa traz uma dica de site onde é possível denunciar casos de violência contra a mulher ou se informar sobre a lei que está fazendo do Brasil uma referência no combate a esse tipo de crime.

Fonte: Imprensa CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar
:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sábado - 18h / Segunda-feira - 13h30min (reprises)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min