TRF4 |

Via Legal discute Direitos do Consumidor

09/09/2009 - 12h41
Atualizada em 09/09/2009 - 12h41
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
Direitos do Consumidor. Este é um dos temas abordados na edição desta semana do programa Via Legal, que estreia hoje (9/9) na TV Justiça, às 21h30min. São três reportagens tratando do assunto que mexe com o dia a dia de toda a população. Em uma delas, Analice Bolzan mostra a história dos moradores de dois bairros da cidade de Farroupilha, na Serra Gaúcha. Eles precisaram recorrer à Justiça Federal para receber as correspondências em casa. Apesar dos loteamentos serem regulares e existirem há cinco anos, os Correios insistiam em não oferecer o serviço à população.

Juliano Domingues traz um problema que se repete em todo o país, principalmente, em cidades menores: a falta de farmacêutico. No município de Serra Talhada, que fica no sertão de Pernambuco, por exemplo, ainda é comum o chamado aluguel de nome. São profissionais que aparecem como farmacêutico responsável, mas que nunca estão nas lojas. Os donos de farmácias admitem a irregularidade que pode, inclusive, levar o empresário ao banco dos réus.

Viviane Rosa acompanhou fiscais do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, o Inmetro, em uma blitz  que retirou do mercado produtos como pneus e capacetes que não atendiam às normas de segurança. A reportagem chama a atenção para os cuidados que o consumidor deve ter na hora de comprar qualquer mercadoria e o que pode acontecer com o empresário que desrespeita a lei, colocando em risco a saúde ou a segurança dos clientes.

O Via Legal apresente ainda o resultado da mobilização de parte dos moradores da cidade de Mairiporã, na região norte de São Paulo. Depois de acionar a Justiça, a população conseguiu impedir a instalação de um pedágio na BR 381, que corta o município. Além de dificultar a vida dos habitantes, o posto de cobrança seria uma ameaça constante ao sistema de abastecimento de água para  milhares de paulistanos. A reportagem é de Erica Resende.

As obrigações de patrões e empregados para evitar as chamadas Lesões por Esforços Repetitivos (LER) estão na reportagem de Alessandra de Castro. Ela mostra o problema que está entre as maiores causas de afastamento do trabalho, a partir do drama de uma funcionária pública de Minas Gerais. Vítima da negligência do Estado, a mulher vai receber indenização por danos morais.

Fonte: Imprensa CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sábado - 18h / Segunda-feira - 13h30min (reprises)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min