TRF4 |

Crise da Ulbra é tema de reportagem do Via Legal

30/09/2009 - 15h38
Atualizada em 30/09/2009 - 15h38
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
Um dos destaques do programa Via Legal desta semana é a crise da Universidade Luterana do Brasil, a Ulbra, uma das mais tradicionais do Sul do país. De um lado, um patrimônio de fazer inveja a muita gente; do outro, dívidas. Analice Bolzan conta qual foi a saída encontrada pela Justiça para que o governo recupere pelo menos parte do que deixou de ser pago pela instituição.

Notícias, prestação de serviços, cultura. Além de ser um poderoso instrumento de comunicação, o rádio está no centro de muitas polêmicas. Não é de hoje, por exemplo, que muitas emissoras reclamam por serem obrigadas a transmitir a Voz do Brasil. Há quem encare o programa como um resquício da ditadura. Para outros, é uma forma justa de divulgar informações dos órgãos públicos. Viviane Rosa conta que, desta vez, uma rádio carioca busca o apoio da Justiça para não ter que reservar o horário nobre da programação para as notícias do governo.

Outra briga das emissoras comerciais do país é para tirar do ar as rádios piratas. Elas são muitas e ainda desafiam a fiscalização. Por lei, apenas o Ministério das Comunicações pode permitir o funcionamento de uma rádio.  Entretanto, em Pernambuco, uma prefeitura passou a conceder licenças a emissoras comunitárias. Coube à Justiça Federal resolver o impasse. A reportagem é de Juliano Domingues.

O programa também mostra como uma emissora deve agir para sair da clandestinidade. Normalmente, quem está à frente de uma rádio pirata argumenta que o governo demora demais para analisar os pedidos de licença. Quando isso acontece, é possível buscar ajuda nos tribunais, como fez o diretor da Rádio Sorriso, que funciona na cidade de Novo Hamburgo (RS), no Sul do país.

Um outro bom exemplo vem da periferia do Recife: o Via Legal foi conhecer de perto a Rádio Alto Falante, uma emissora pequena e que, apesar de funcionar de forma precária, segue à risca o dever de incentivar e divulgar a cultura local.

Fonte: Imprensa CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sábado - 18h / Segunda-feira - 13h30min (reprises)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min