TRF4 |

Qualidade do arroz consumido é destaque no Via Legal

09/12/2009 - 12h39
Atualizada em 09/12/2009 - 12h39
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4
Direto do Rio Grande do Sul, Analice Bolzan mostra no programa Via Legal desta semana uma iniciativa do estado para garantir a qualidade do arroz consumido por milhares de brasileiros. Uma decisão recente dos tribunais exige que o grão importado passe por exames que possam detectar a presença de agrotóxicos.  Hoje, o produto chega ao país sem nenhum controle, o que, segundo especialistas, aumenta o risco para o consumidor que não tem como detectar a presença de substâncias proibidas.

A chamada Lei Seca é outro destaque da nova edição do programa. A norma entrou em vigor há pouco mais de um ano e meio e, embora apresente resultados extremamente positivos, ainda enfrenta resistências. Viviane Rosa mostra o que dizem aqueles que consideram a norma rigorosa demais e os que defendem a tolerância zero. E tem ainda o exemplo de um advogado que foi à Justiça para não ser obrigado a fazer o teste do bafômetro.

O programa esteve em Alagoas para mostrar um problema que diminui e muito as chances de recuperação de bebês prematuros: a concentração de UTIs neonatais na capital, Maceió. O estado está no topo da lista da mortalidade infantil. São 48 mortes para cada grupo de mil crianças nascidas com vida. O repórter Juliano Domingues explica que o cenário só começou a mudar a partir de intervenção da Justiça, que exigiu a instalação de UTIs, também no interior.

As dificuldades enfrentadas por idosos que não conseguem arcar com o aumento dos planos de saúde e acabam sendo obrigados a recorrer à rede pública também são abordadas no programa. Quem passa dos 60 anos não escapa dos reajustes e, em muitos casos, o valor das mensalidades chega a triplicar. Em Brasília, Alessandra de Castro ouviu advogados e representantes dos direitos do consumidor. Eles garantem que os reajustes, baseados apenas na faixa etária do segurado, são abusivos. A boa notícia é que uma decisão judicial tomada em Minas Gerais proíbe o procedimento.

Fonte: Imprensa CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sábado - 18h / Segunda-feira - 13h30min (reprises)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min