TRF4 |

Animais nas rodovias são destaque no Via Legal

16/12/2009 - 14h48
Atualizada em 16/12/2009 - 14h48
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4
O Via Legal que estreia hoje (16/12), às 21h30min, na TV Justiça discute um problema recorrente no país: a situação das rodovias. Em boa parte delas, sobram buracos e falta acostamento e sinalização. Além disso, quem se arrisca nas estradas ainda precisa estar preparado para desviar de animais, que a qualquer momento podem atravessar a pista. Analice Bolzan conta o que pode ser feito para evitar que uma simples viagem de carro termine em tragédia e o que fazer para, em caso de acidentes, garantir a punição dos responsáveis.

Estabilidade e bons salários. Esses são os principais motivos que levam um número cada vez maior de pessoas a tentar uma vaga no serviço público. A disputa é acirrada: sobram candidatos e faltam vagas. Para selecionar os mais preparados, as provas têm alto grau de dificuldade. Mas, além de se sair bem nos testes, o candidato precisa cumprir uma série de exigências. Às vezes, é preciso brigar até pelo direito de fazer a prova. O repórter Juliano Domingues foi saber o que faz tantos editais serem contestados na Justiça.

E se engana quem pensa que a disputa termina com a aprovação no concurso. Assim como na iniciativa privada, no serviço público, muitas promoções internas exigem um esforço extra do profissional. De São Paulo, Erica Resende traz a história de militares das Forças Armadas que sonham em representar o país em missões internacionais, como a que ajuda na reconstrução do Haiti. A reportagem mostra ainda o exemplo de um militar que recorreu aos tribunais depois de ter o pedido rejeitado pelo comando da corporação. 

Esta edição ainda fala sobre os perigos do culto exagerado ao corpo. A corrida pela forma perfeita faz milhares de vítimas em todo o mundo. São pessoas que não abrem mão de suplementos nem sempre saudáveis. No Rio de Janeiro, foi parar na Justiça a tentativa de uma empresa de importar um produto não autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Viviane Rosa explica que produto é esse e porque o governo vê riscos na liberação defendida por empresários e até por consumidores.

Fonte: Imprensa CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sábado - 18h / Segunda-feira - 13h30min (reprises)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min