TRF4 |

Via Legal mostra a vitória da família de um militar gaúcho

23/12/2009 - 12h17
Atualizada em 23/12/2009 - 12h17
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
O reconhecimento de um erro que causou a morte civil de um militante político. Para a família de um militar gaúcho, expulso das Forças Armadas por ter se envolvido com o comunismo, é exatamente este o significado de uma decisão da Justiça Federal. Analice Bolzan mostra quem foi o tenente Vital Carmanin Necchi e a luta dos filhos para resgatar a memória do pai. Por ordem do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, a União deve indenizar os cinco filhos vivos do militar que morreu em 1980.

De São Paulo, Erica Resende mostra mais um impasse entre músicos profissionais e a entidade que representa a categoria. O dono de uma escola foi multado por fiscais da Ordem porque um dos professores não estava com o registro em dia. Ele recorreu à Justiça e conseguiu se livrar da conta. Nos tribunais, tem prevalecido o entendimento de que a exigência só pode ser imposta a quem toca em orquestras. Já a entidade sustenta que o controle é necessário para garantir a qualidade dos serviços oferecidos à população.

Viviane Rosa esteve num dos pontos mais bonitos e visitados do Rio de Janeiro para mostrar uma polêmica. Tem gente querendo acabar com os vôos de asa delta na Pedra Bonita. A alegação dos responsáveis pelo pedido é que falta segurança a pilotos e passageiros. A mobilização para acabar com o passeio que atrai tanta gente começou em 2003, depois de um acidente que terminou com a morte de duas pessoas. O instrutor e uma turista morreram depois de cair numa rocha.

Em outra reportagem, o programa  destaca as vantagens e também os riscos do penhor de jóias. O negócio tem sido uma boa alternativa para quem precisa de dinheiro e quer fugir dos juros bancários. Alessandra de Castro explica como funciona esse tipo de empréstimo e que cuidados deve tomar quem decide dar um objeto de valor como garantia do financiamento.

O programa traz ainda um problema comum a muitos municípios brasileiros. É o desvio de recursos para financiar obras e projetos em áreas para as quais o dinheiro não estava destinado. Juliano Domingues esteve em Olinda onde a prática deixou a Prefeitura sem as verbas que deveriam garantir a preservação do patrimônio histórico.

Fonte: Imprensa CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sábado - 18h / Segunda-feira - 13h30min (reprises)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min