TRF4 |

Via Legal fala sobre a vida financeira dos padres

24/02/2010 - 12h52
Atualizada em 24/02/2010 - 12h52
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4
Na edição desta semana, o Via Legal trata de um tema que sempre gerou muita curiosidade. Analice Bolzan explica como é a vida financeira dos padres, como eles se sustentam e de que forma se preparam para a aposentadoria. Nem sempre a relação de trabalho entre o líder religioso e a igreja é tranquila e, em alguns casos, acaba virando assunto de Justiça. A igreja reconhece o problema e tenta criar um padrão de procedimento para evitar complicações.

Em outra reportagem, o programa destaca um impasse que coloca em lados opostos o Conselho Regional de Educação Física e profissionais que ganham a vida ensinando artes marciais. Erica Resende mostra que, em São Paulo, mestres de kung fu precisaram recorrer à Justiça para continuar trabalhando mesmo sem o registro exigido pela entidade. Sobre o mesmo tema, o programa relembra a mobilização de mestres de capoeiras do Rio de Janeiro que também  reagiram  à punição imposta pela entidade de classe.

As dificuldades e as conquistas dos portadores do HIV são outro destaque desta edição. Alessandra de Castro conversou com um cabeleireiro que garantiu o direito de viajar de ônibus sem pagar pelas passagens. Ele provou que não tem como arcar com a despesa e conseguiu o benefício que, normalmente, é restrito aos idosos. A reportagem lembra que os avanços da medicina garantiram qualidade de vida a essas pessoas que hoje têm como principal desafio o combate ao preconceito.

Viviane Rosa esteve em Anchieta, um pequeno município no interior do Espírito Santo, para mostrar mais um crime contra o meio ambiente. Apesar das promessas e de um compromisso assinado há quatro anos, a prefeitura não fez nada para acabar com a contaminação na orla. Donos de quiosques ignoram a lei e continuam sujando e contaminando o mar. Uma ordem da Justiça prevê a demolição das barracas que exploram o comércio numa das praias mais bonitas do estado.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Brasil, Justiça e mais de 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela Internet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sábado - 18h / Segunda-feira - 13h30min (reprises)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF