TRF4 |

O amor incondicional dos pais é destaque no Via Legal

10/03/2010 - 13h50
Atualizada em 10/03/2010 - 13h50
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4
Até onde um pai ou uma mãe é capaz de ir para salvar a vida de um filho? Como a forma de analisar um processo pode ser a diferença entre a vida ou a morte? Mais do que responder questões como estas, o Via Legal desta semana propõe uma reflexão sobre o tema. A intenção é discutir aspectos importantes que vão muito além das páginas de um processo judicial.

Em duas reportagens, o programa mostra como é possível mudar completamente o rumo de histórias que pareciam encerradas. Analice Bolzan esteve em Curitiba, onde vive um engenheiro que abandonou a profissão e deixou de lado os compromissos para impedir que o filho morresse por causa de uma doença degenerativa. A rotina deste verdadeiro pai-herói confirma que não há limites para o amor.

Já o repórter Juliano Domingues visitou em João Pessoa, na Paraíba, um menino que virou símbolo na luta pela melhoria do serviço público de saúde. João Pedro nasceu com uma doença grave no coração e precisou ser levado às pressas para São Paulo, onde foi operado. A transferência só foi possível com a interferência da Justiça Federal. Diante da gravidade da situação, o juiz desconsiderou os prazos estabelecidos em lei. Em questão de horas ele ouviu todos os envolvidos e acertou a viagem da família à capital paulista. Pressionado, o governo do Estado tomou providências e hoje, garante o atendimento a outras crianças com problemas semelhantes.

O programa traz ainda uma decisão inédita que chama a atenção para a forma como o país lida com a pirataria. Alessandra de Castro conversou com o juiz federal que absolveu uma mulher acusada de vender produtos sem nota fiscal.  Para o magistrado, mais do que condenar quem explora este mercado, é preciso cobrar providências do governo, que se mostra conivente  e até incentiva uma prática que fere a lei e causa prejuízo aos cofres públicos.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Brasil, Justiça e mais de 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela Internet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sábado - 18h / Segunda-feira - 13h30min (reprises)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF