TRF4 |

Bronzeamento artificial é destaque no Via Legal

17/03/2010 - 12h49
Atualizada em 17/03/2010 - 12h49
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
Na edição desta semana, o programa Via Legal destaca a decisão judicial que manteve em vigor a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proíbe a prática do bronzeamento artificial no país. Analice Bolzan explica que a medida foi tomada com base em estudos, segundo os quais, o procedimento estético pode causar um dos tipos mais graves de câncer de pele. Empresários que exploram o serviço recorreram da decisão mas, nos tribunais, ficou mantido o entendimento de que os interesses econômicos não podem prevalecer sobre a saúde pública.

O Via Legal traz ainda exemplos de pessoas que perderam um braço, uma perna ou mesmo um pé. A intenção é mostrar o quanto é importante conseguir uma prótese para quem enfrenta este drama. Erica Resende explica porque muitas vítimas ainda são obrigadas a recorrer à Justiça para ter acesso ao aparelho que garante independência, dignidade e cidadania.

Ainda sobre o tema, o programa relembra a história de um professor de capoeira de Porto Alegre, no Sul do país. Depois de uma longa batalha jurídica, o INSS foi obrigado a  fornecer a prótese especial que permite que  ele continue trabalhando. E tem ainda depoimentos de brasileiros que recuperaram a auto-estima e viraram exemplos de vida após receberem os equipamentos.

Juliano Domingues esteve no Rio Grande do Norte para explicar porque os responsáveis por um complexo turístico de luxo foram condenados pela Justiça. O hotel foi construído em frente a uma das praias mais bonitas do estado e, de acordo com a denúncia, era uma ameaça constante à reprodução de tartarugas marinhas.

O programa também explica como deve agir quem tem uma lâmpada fluorescente queimada em casa. O produto contém mercúrio e pode contaminar o meio ambiente, além de causar danos à saúde. Apesar dos riscos, 90% das lâmpadas ainda vão parar nos lixões de todo o país. A reportagem é de Viviane Rosa.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Brasil, Justiça e mais de 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela Internet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sábado - 18h / Segunda-feira - 13h30min (reprises)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF