TRF4 |

Via Legal fala sobre publicidade pelo celular

31/03/2010 - 13h05
Atualizada em 31/03/2010 - 13h05
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
O programa Via Legal desta semana destaca a decisão que deve acabar com as mensagens publicitárias enviadas via celular. A partir do dia 1º de maio, as operadoras só poderão encaminhar esses anúncios e avisos para o telefone do cliente que tiver autorizado a operação. Analice Bolzan explica o que pode fazer quem se sentir incomodado com o assédio das empresas.

Em outra reportagem, o Via Legal revela números assustadores. Todos os anos, cerca de 20 milhões de brasileiros vão parar nos hospitais por causa de complicações provocadas pela automedicação. Este hábito, tratado como problema de saúde pública, é um dos destaques do programa. Viviane Rosa explica quais as conseqüências mais comuns do procedimento e lembra o que pode acontecer com quem compra e vende remédios de forma irregular.

Ainda sobre saúde, o programa traz uma reportagem sobre os casos de alergia a corantes. Erica Resende conta por que em São Paulo o assunto virou caso de Justiça. Uma decisão obriga o governo a exigir que os fabricantes informem no rótulo dos produtos a presença do corante Tartrazina, muito usado na composição de alimentos e medicamentos.

Outro destaque desta edição é o aumento dos acidentes de trabalho. Só em 2008, foram registradas mais de 700 mil ocorrências em todo o país. Para conter o avanço, o governo chegou a alterar a legislação, mas o problema não foi solucionado. Alessandra de Castro conversou com especialistas no assunto. Todos garantem que a solução passa por investimentos em segurança e pela conscientização de patrões e empregados.

Direto de Recife, Juliano Domingues mostra a luta de milhares de moradores dos chamados prédios-caixão. Construídos com blocos de alvenaria , inclusive na estrutura, muitos prédios ameaçam desabar. A briga dos donos destes imóveis é para que os responsáveis pelas construções sejam punidos. Uma decisão judicial já proibiu a construção de novos prédios e promete ser a solução para quem foi obrigado a deixar os apartamentos.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Brasil e Justiça e em mais de 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela Internet:
www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sábado - 18h / Segunda-feira - 13h30min (reprises)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF