TRF4 |

Erro médico é destaque no Via Legal desta semana

20/04/2010 - 13h37
Atualizada em 20/04/2010 - 13h37
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
No programa Via Legal desta semana, Analice Bolzan esteve em Curitiba para contar o drama de uma mulher que perdeu marido e filho por causa de erros médicos. No caso do rapaz, a morte foi causada pelo esquecimento de uma gaze no coração. Um erro grave que, para a Justiça, deve ser punido com o pagamento de indenização.

Um período da história do país que desrespeitou direitos e fez milhares de vítimas. Para muitos brasileiros, a ditadura militar  ainda é um pesadelo. Estão nesta lista  parentes de pessoas assassinadas durante o regime e que, até hoje - mais de 20 anos depois - ainda esperam respostas do governo. Erica Resende repercute a decisão judicial que deu um prazo de seis meses para que o Estado identifique as ossadas encontradas em um cemitério clandestino em São Paulo.

Ainda sobre o tema, o programa recorda os conflitos e o desfecho da Guerrilha do Araguaia. O movimento armado foi um dos mais combativos do período que ficou conhecido como anos de chumbo.

Juliano Domingues mostra uma prática cruel que, mesmo proibida por lei, ainda  atrai muita gente: a rinha de galo. Em Recife, um espaço que tinha até arena e capacidade para mil pessoas só foi fechado depois de uma denúncia ao Ibama. Os responsáveis pelo Palácio do Galo ainda recorreram à Justiça, mas foram proibidos de continuar explorando a atividade.

Do Rio de Janeiro, o destaque é a disputa pelo direito de posse de parte do Parque Nacional do Itatiaia. A União quer remover as famílias para tirar do papel a expansão da reserva. Já os moradores questionam a legalidade da medida  e se recusam a deixar o lugar onde sempre viveram. A reportagem é de Viviane Rosa.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Brasil, Justiça e mais de 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela Internet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sábado - 18h / Segunda-feira - 13h30min (reprises)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF