TRF4 |

Pagamento de salário a segurados que aguardam perícia é destaque no Via Legal

28/04/2010 - 13h56
Atualizada em 28/04/2010 - 13h56
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4
Na reportagem produzida pela 4ª Região para o programa Via Legal desta semana, o destaque é uma decisão inédita que obriga o INSS a pagar um salário mínimo aos segurados que aguardam a perícia e que, por isso, não podem voltar ao trabalho. A decisão foi tomada em Canoas, no Rio Grande do Sul, onde a espera pelo exame durava meses. A reportagem é de Analice Bolzan.

A corrupção e os desvios éticos, tão comuns entre os políticos brasileiros, são um problema histórico. Para muitos especialistas, a origem deste comportamento condenável está na colonização, quando bens públicos já eram tratados como propriedade privada. Juliano Domingues mostra um exemplo que terminou na condenação de funcionários públicos, acusados de fraudar licitações.

Em outra reportagem, o Via Legal relembra os resultados de uma pesquisa da Universidade de Brasília. O estudo mostrou que boa parte dos brasileiros tem discurso e práticas divergentes quando o assunto é o respeito ao patrimônio público.

Viviane Rosa mostra a expectativa dos moradores de São Gonçalo, um dos municípios mais pobres do Rio de Janeiro. Eles aguardam a reabertura do parque de lazer que inclui uma piscina de água salgada. O complexo foi abandonado e teve a construção questionada na Justiça. A denúncia é que o espaço fica numa região de mangue, o que estaria provocando danos ambientais. Uma decisão alternativa, no entanto, permitiu a reabertura do local.

Quando vai a um supermercado, o consumidor tem direito de saber exatamente o que está comprando. A partir desta lógica, um juiz federal do Piauí obrigou fabricantes de alimentos a incluir no rótulo a informação sobre a presença de substâncias transgênicas. Alessandra de Castro explica que a regra independe da quantidade dos chamados organismos geneticamente modificados.

De São Paulo, o programa traz uma boa notícia para recém formados que ainda devem o financiamento estudantil, o Fies. Os juros estão bem menores e a conciliação tem sido uma boa alternativa para quem não consegue pagar a conta. Erica Resende acompanhou uma enfermeira que depois de um bom tempo se livrou da dívida.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Brasil, Justiça e em mais de 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela Internet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sábado - 18h / Segunda-feira - 13h30min (reprises)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF