TRF4 |

Via Legal mostra os efeitos de situações extremas na vida de um profissional

02/06/2010 - 13h13
Atualizada em 02/06/2010 - 13h13
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

Qual é a preparação ideal para o profissional que vai enfrentar situações extremas como um terremoto ou uma guerra, por exemplo? O Via Legal desta semana discute o assunto a partir do drama de um ex-militar do Rio Grande do Sul. Ele diz que foi abandonado pelo Exército depois de passar seis meses no Haiti, onde desenvolveu transtornos mentais. O rapaz que hoje tem 28 anos briga na Justiça para ter acesso a tratamento médico e manter o vínculo com a carreira militar. A reportagem é de Analice Bolzan.

Ainda sobre o assunto, o programa mostra profissionais que estiveram no país para salvar vidas depois do terremoto que dizimou o país no início deste ano. Para especialistas, é preciso garantir acompanhamento antes, durante e depois da missão.

Direto de São Paulo, Erica Resende mostra a rotina de quem vive muito próximo a um dos maiores aeroportos do país. Moradores de Moema reclamam do excesso de barulho e torcem para que o horário de funcionamento do terminal seja reduzido como defende a prefeitura. Já a Infraero sustenta que para atender a demanda, os portões devem ficar abertos das 6 às 23 horas.

O destaque de Juliano Domingues é a luta de deficientes para garantir o cumprimento de direitos previstos em lei. Em todo o país, sobram exemplos de cidadãos que, para isso, tiveram de recorrer à Justiça. Quando o desrespeito ocorre durante um concurso público, os organizadores podem ser obrigados a alterar regras e dar posse a quem havia sido eliminado.

O programa traz ainda dicas importantes para quem pretende viajar para o exterior. O comércio de moedas estrangeiras deve obedecer a critérios definidos pelo Banco Central. Qualquer descuido pode levar o cidadão ao banco dos réus. Além disso, quem for pego com o dinheiro de outros países e não conseguir comprovar a origem dos recursos pode ser multado em até R$ 100 mil.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Brasil, Justiça e mais de 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sábado - 18h / Segunda-feira - 13h30min (reprises)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF