TRF4 |

Em edição especial, Via Legal faz uma radiografia dos parques nacionais

14/07/2010 - 14h49
Atualizada em 14/07/2010 - 14h49
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

Nesta semana, de 14 a 20 de julho, o telespectador do Via Legal terá uma surpresa: vai encontrar um cenário diferente, moderno e bonito. A intenção é deixar o programa ainda mais interessante para quem busca notícias de qualidade. Para a estreia, o assunto são os parques nacionais. Reportagens especiais vão mostrar as belezas e os problemas que envolvem esses espaços protegidos por lei.

Atualmente, existem no Brasil mais de 60 parques nacionais e um desafio: conciliar turismo e preservação da natureza. Analice Bolzan conheceu reservas em regiões diferentes do país e descobriu que muitas ainda não funcionam como deveriam. Menos da metade está aberta à visitação e o governo enfrenta sérias dificuldades para desapropriar áreas protegidas.

Controlar tudo o que é feito dentro de um parque é sempre tarefa difícil, ainda mais quando a quantidade de fiscais não é suficiente. Viviane Rosa acompanhou uma operação de combate à caça ilegal no Rio de Janeiro, onde funcionários do Instituto Chico Mendes caminharam por mais de quatro horas em busca de caçadores e prenderam uma pessoa.

Direto de São Paulo, Erica Resende conta que os brasileiros poderão ganhar mais um parque nacional. Será no alto da Serra da Mantiqueira e, pelo projeto, terá 89 mil hectares. Um passo importante para garantir a preservação de um ecossistema que há mais de duas décadas deveria estar recebendo um cuidado especial:  até hoje, o espaço não tem um plano de manejo.

Em outra reportagem, Juliano Domingues revela a riqueza histórica do segundo maior parque arqueológico do Brasil. Pinturas rupestres feitas há aproximadamente seis mil anos estão estampadas em grutas do Vale do Catimbau, em Pernambuco. O problema é que muitos agricultores ainda vivem na região, e, além disso, vândalos colocam em risco parte importante da reserva.

Apesar de todos os problemas e dificuldades que o governo federal enfrenta para manter os parques nacionais, Alessandra de Castro mostra que existem exemplos de sucesso, como, por exemplo, as ações que transformaram visitantes e a própria comunidade em protetores da natureza. Em Brasília, Goiás e no Paraná os parques nacionais estão preparados para receber turistas do mundo inteiro sem que isso prejudique o meio ambiente.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Brasil, Justiça e mais de 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com   

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Domingo - 18h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF