TRF4 |

Meio ambiente é destaque no Via Legal desta semana

18/08/2010 - 13h00
Atualizada em 18/08/2010 - 13h00
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
Na edição desta semana, o Via Legal acompanhou uma inspeção judicial em Cidreira, no litoral norte do Rio Grande do Sul. O local foi escolhido para abrigar um parque eólico, mas ambientalistas questionam a realização da obra. A denúncia é que a construção vai descaracterizar um dos ecossistemas mais importantes do Estado. Do outro lado, os responsáveis pelo empreendimento garantem que não há riscos e que o projeto prevê proteção ao meio ambiente.

O Via Legal destaca também situações em que a compensação ambiental é a melhor alternativa quando os impactos de uma obra são inevitáveis. Erica Resende conversou com especialistas e mostra como esta reparação pode ser feita, quem deve ser beneficiado e o que acontece com a empresa ou o órgão público que se recusam a tirar do papel projetos que visam à consciência ecológica.

Viviane Rosa traz um tema polêmico: a insistência de muitos governantes de aplicar cada vez menos dinheiro em educação. A legislação prevê o repasse de 25% do total de recursos arrecadados: no entanto, ainda há quem faça de tudo para driblar a determinação. No Rio de Janeiro, divergências na hora de definir quanto cada esfera de governo deve investir levaram o caso à Justiça.

Outro destaque desta edição é a primeira sessão de júri popular realizada pela Justiça Federal da Paraíba. No banco dos réus, estavam dois acusados de tentar matar agentes da Polícia Rodoviária. O processo só foi analisado na instância federal porque as vítimas são servidores públicos da União e estavam trabalhando no momento do crime. A reportagem é de Juliano Domingues.

Ainda sobre o tema, o programa relembra a resistência de parte da população e da  própria União quando foi instalada a primeira turbina eólica, em Olinda (PE). Hoje, a obra é referência para o país quando o assunto é a produção de energia a partir da força do vento.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Brasil, Justiça e em mais de 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela Internet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Domingo - 18h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF